Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação e plataforma sucupira: um olhar pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i23.4250

Palavras-chave:

Acompanhamento pedagógico. Plataforma sucupira. Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação.

Resumo

Projeto investigativo que procurou identificar as contribuições da pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação no acompanhamento pedagógico dos cursos de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública do Sul do País por meio da leitura do Coleta 2016 da plataforma sucupira da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em uma abordagem qualitativa, utilizou-se de alguns indicativos da análise de conteúdo na interpretação das informações inseridas na plataforma pelos programas de pós-graduação. Pode-se afirmar que estar na gestão ou na docência da pós-graduação exige o exercício permanente de pensar problemas e soluções inéditas em um mundo globalizado e em constante transformação. Destaca-se que a gestão da informação, oportunizada pela plataforma sucupira, é fundamental para o trabalho pedagógico nas pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação. Os dados e as análises decorrentes podem gerar uma intencionalidade compartilhada, em que os colegiados dos programas e a pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação unem eficiência e eficácia, esforços e recursos em prol de uma pós-graduação de qualidade na instituição.

Biografia do Autor

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Teologia na área de concentração Educação e Religião na Escola Superior de Teologia de São Leopoldo no Rio Grande do Sul e Pós-Doutorado em Educação e Religião na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Professor no Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Downloads

Publicado

2019-07-16

Edição

Seção

Artigos