Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação e plataforma sucupira: um olhar pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v11i23.4250Palavras-chave:
Acompanhamento pedagógico. Plataforma sucupira. Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação.Resumo
Projeto investigativo que procurou identificar as contribuições da pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação no acompanhamento pedagógico dos cursos de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública do Sul do País por meio da leitura do Coleta 2016 da plataforma sucupira da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em uma abordagem qualitativa, utilizou-se de alguns indicativos da análise de conteúdo na interpretação das informações inseridas na plataforma pelos programas de pós-graduação. Pode-se afirmar que estar na gestão ou na docência da pós-graduação exige o exercício permanente de pensar problemas e soluções inéditas em um mundo globalizado e em constante transformação. Destaca-se que a gestão da informação, oportunizada pela plataforma sucupira, é fundamental para o trabalho pedagógico nas pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação. Os dados e as análises decorrentes podem gerar uma intencionalidade compartilhada, em que os colegiados dos programas e a pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação unem eficiência e eficácia, esforços e recursos em prol de uma pós-graduação de qualidade na instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.