Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação e plataforma sucupira: um olhar pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v11i23.4250Palabras clave:
Acompanhamento pedagógico. Plataforma sucupira. Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação.Resumen
Projeto investigativo que procurou identificar as contribuições da pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação no acompanhamento pedagógico dos cursos de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública do Sul do País por meio da leitura do Coleta 2016 da plataforma sucupira da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em uma abordagem qualitativa, utilizou-se de alguns indicativos da análise de conteúdo na interpretação das informações inseridas na plataforma pelos programas de pós-graduação. Pode-se afirmar que estar na gestão ou na docência da pós-graduação exige o exercício permanente de pensar problemas e soluções inéditas em um mundo globalizado e em constante transformação. Destaca-se que a gestão da informação, oportunizada pela plataforma sucupira, é fundamental para o trabalho pedagógico nas pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação. Os dados e as análises decorrentes podem gerar uma intencionalidade compartilhada, em que os colegiados dos programas e a pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação unem eficiência e eficácia, esforços e recursos em prol de uma pós-graduação de qualidade na instituição.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.