Sobre o programa de saúde na escola e o protagonismo juvenil

Autores

  • Eliana Gonçalves Moura Universidade Feevale
  • Gislaine Cristina Pereira Universidade Feevale
  • Sílvia Zuffo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4314

Palavras-chave:

Juventudes. Protagonismo. Políticas públicas.

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao grupo de Jovens Multiplicadores (JM) do Programa Saúde na Escola (PSE), do município de Novo Hamburgo/RS, o qual tem a finalidade de promover a saúde juvenil nos seguintes eixos: gravidez na adolescência, DST’s, violências, uso de drogas e álcool. A investigação buscou aproximação do JM, e evidências de protagonismo juvenil pretendida por tal política. Por meio da técnica da observação participante, foram acompanhadas cinco reuniões ocorridas nos meses de maio/junho de 2016. As discussões, bem como os dados descritivos dos encontros, foram registradas em diário de campo. Como resultado, constata-se que o protagonismo juvenil assume outras características, e não a emancipação do indivíduo. 

Biografia do Autor

Eliana Gonçalves Moura, Universidade Feevale

Doutora em Educação; Professora Curso de Pós-Graduação em Diversidade Social e Inclusão Social Universidade Feevale

Gislaine Cristina Pereira, Universidade Feevale

Mestre em Psicologia, Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social

Sílvia Zuffo, Universidade Feevale

Mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

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Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos