Narrativas fotográficas: uma contribuição para a formação do professor

Clóvis Trezzi, Moyses Romero Borges Oliveira, Margarete May Berkenbrock-Rosito

Resumo


Este artigo bibliográfico tem por objetivo desenvolver a ideia de que a formação de professores não pode ser restrita ao espaço acadêmico. Ela é um itinerário que se estende por toda a vida do professor e, como tal, precisa de instrumentos que ajudem neste processo. Uma das ferramentas, embasada em Ricoeur (2010), são as histórias de vida que visam a formação da identidade narrativa do professor. Compreendendo-se como narrativa não apenas a oral ou textual, mas qualquer outra forma de contar a própria história, este artigo desenvolve a ideia de que a utilização de fotografias é uma maneira de narrar-se. Entrar em contato com a própria história a partir de fotografias é uma forma de aprofundar a reflexão sobre si e buscar o desenvolvimento da identidade docente. O artigo conclui que o processo de crescimento pessoal, que ocorre por toda a vida, pode ser potencializado utilizando-se esta ferramenta que vai ajudar o professor a conhecer-se melhor e, assim, perceber-se como educador.


Palavras-chave


Narrativas. Fotografia. Identidade narrativa.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v11i24.4657

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PORTAIS & INDEXADORES:

Academic IndexAcademic IndexAcademic Index