Narrativas fotográficas: uma contribuição para a formação do professor
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.4657Keywords:
Narrativas. Fotografia. Identidade narrativa.Abstract
Este artigo bibliográfico tem por objetivo desenvolver a ideia de que a formação de professores não pode ser restrita ao espaço acadêmico. Ela é um itinerário que se estende por toda a vida do professor e, como tal, precisa de instrumentos que ajudem neste processo. Uma das ferramentas, embasada em Ricoeur (2010), são as histórias de vida que visam a formação da identidade narrativa do professor. Compreendendo-se como narrativa não apenas a oral ou textual, mas qualquer outra forma de contar a própria história, este artigo desenvolve a ideia de que a utilização de fotografias é uma maneira de narrar-se. Entrar em contato com a própria história a partir de fotografias é uma forma de aprofundar a reflexão sobre si e buscar o desenvolvimento da identidade docente. O artigo conclui que o processo de crescimento pessoal, que ocorre por toda a vida, pode ser potencializado utilizando-se esta ferramenta que vai ajudar o professor a conhecer-se melhor e, assim, perceber-se como educador.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.