Narrativas fotográficas: uma contribuição para a formação do professor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.4657

Palabras clave:

Narrativas. Fotografia. Identidade narrativa.

Resumen

Este artigo bibliográfico tem por objetivo desenvolver a ideia de que a formação de professores não pode ser restrita ao espaço acadêmico. Ela é um itinerário que se estende por toda a vida do professor e, como tal, precisa de instrumentos que ajudem neste processo. Uma das ferramentas, embasada em Ricoeur (2010), são as histórias de vida que visam a formação da identidade narrativa do professor. Compreendendo-se como narrativa não apenas a oral ou textual, mas qualquer outra forma de contar a própria história, este artigo desenvolve a ideia de que a utilização de fotografias é uma maneira de narrar-se. Entrar em contato com a própria história a partir de fotografias é uma forma de aprofundar a reflexão sobre si e buscar o desenvolvimento da identidade docente. O artigo conclui que o processo de crescimento pessoal, que ocorre por toda a vida, pode ser potencializado utilizando-se esta ferramenta que vai ajudar o professor a conhecer-se melhor e, assim, perceber-se como educador.

Biografía del autor/a

Clóvis Trezzi, Universidade La Salle Canoas/Professor.

Doutor em Educação pela Unilasalle Canoas, Brasil; Professor na Universidade La Salle Canoas.

Moyses Romero Borges Oliveira, Colégio Diocesano La Salle, São Carlos/Coordenador

Especialista em em Gestão Escolar pela
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil; Coordenador no Colégio Diocesano La Salle, São Carlos.

Margarete May Berkenbrock-Rosito, Universidade Cidade de São Paulo/ Professora

Pós-Doutora em História da Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal; Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil; Professora e Pesquisadora  (Mestrado em Educação e Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais) na Universidade Cidade de São Paulo.

Publicado

2019-12-19

Número

Sección

Artigos