A educação física e a prevenção da obesidade infantil no ensino fundamental II

Autores

  • Demetrius Cavalcanti Brandão Rede Municipal de Fortaleza.
  • Abraham Lincoln de Paula Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Davi Moreira Lima Romcy Faculdade de Horizonte
  • Neide Holanda da Silva Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF).
  • Stela Lopes Soares Centro Universitário INTA- UNINTA http://orcid.org/0000-0002-5792-4429

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i22.4748

Palavras-chave:

EEducação física escolar. Prevenção. Obesidade infantil.

Resumo

O estudo objetivou identificar a visão do profissional de Educação Física na prevenção da obesidade em crianças do ensino fundamental ll. Foi um estudo descritivo, transversal, e com abordagem qualitativa, realizado em duas escolas do Ceará, com 20 profissionais de Educação Física atuantes na área. Utilizou-se um questionário contendo 4 questões relacionadas ao papel do educador e sua contribuição na conscientização da obesidade junto aos seus alunos. Os resultados mostraram que 85% dos voluntários consideraram importante sua participação na elaboração do PPP da escola. 90% dos entrevistados vêem os temas transversais como algo que vem a favorecer suas aulas, devendo fazer parte do conteúdo das aulas. Para 85% dos professores, as aulas de educação física são um momento oportuno para abordar e conscientizar seus alunos sobre a obesidade. 85% dos educadores afirmaram ser capazes de intervir diante da problemática. Os profissionais gostariam de participar mais efetivamente na elaboração do PPP de suas escolas, e consideram importante a utilização de temas transversais, sendo possível integrá-los as aulas. Os educadores consideram-se capazes de intervir influenciando no comportamento e nos hábitos de vida dos seus alunos.

Biografia do Autor

Demetrius Cavalcanti Brandão, Rede Municipal de Fortaleza.

Doutor em Saúde Pública pela Universidad Internacional Três Fonteiras, Paraguai; Professor na Rede Municipal de Fortaleza, Ceará.

Abraham Lincoln de Paula, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Especialista em treinamento desportivo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Davi Moreira Lima Romcy, Faculdade de Horizonte

Mestre em treino de alto rendimento desportivo pela Universidade do Porto, Portugal; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar – GEPEFE; Coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade de Horizonte (FMH)

Neide Holanda da Silva, Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF).

Graduada em Educação Física pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF).

Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA- UNINTA

Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará; Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar – GEPEFE; Professora do curso de Educação Física no Centro Universitário INTA (UNINTA)

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos