A educação física e a prevenção da obesidade infantil no ensino fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i22.4748Palavras-chave:
EEducação física escolar. Prevenção. Obesidade infantil.Resumo
O estudo objetivou identificar a visão do profissional de Educação Física na prevenção da obesidade em crianças do ensino fundamental ll. Foi um estudo descritivo, transversal, e com abordagem qualitativa, realizado em duas escolas do Ceará, com 20 profissionais de Educação Física atuantes na área. Utilizou-se um questionário contendo 4 questões relacionadas ao papel do educador e sua contribuição na conscientização da obesidade junto aos seus alunos. Os resultados mostraram que 85% dos voluntários consideraram importante sua participação na elaboração do PPP da escola. 90% dos entrevistados vêem os temas transversais como algo que vem a favorecer suas aulas, devendo fazer parte do conteúdo das aulas. Para 85% dos professores, as aulas de educação física são um momento oportuno para abordar e conscientizar seus alunos sobre a obesidade. 85% dos educadores afirmaram ser capazes de intervir diante da problemática. Os profissionais gostariam de participar mais efetivamente na elaboração do PPP de suas escolas, e consideram importante a utilização de temas transversais, sendo possível integrá-los as aulas. Os educadores consideram-se capazes de intervir influenciando no comportamento e nos hábitos de vida dos seus alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.