Ensino do futebol nas licenciaturas dos cursos de Educação Física da grande Porto Alegre/RS

Autores

  • Gilberto Ferreira da Silva Universidade La Salle Canoas/Professor
  • Otávio Nogueira Balzano Universidade Federal do Ceará /Pesquisador.
  • Abraham Lincoln de Paula Rodrigues Universidade Federal do Ceará/Pesquisador.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.5009

Palavras-chave:

Colonialidade do saber. Formação docente. Educação Física.

Resumo

O Brasil é reconhecido mundialmente pelo futebol arte, sendo o único país pentacampeão mundial. Trata-se de uma pesquisa teórica, que teve, como temática investigativa, a análise das ementas das disciplinas de futebol de 9 cursos de licenciatura em Educação Física da grande Porto Alegre/RS, objetivando-se verificar, se está sendo contemplado o aspecto sociocultural do futebol, mais especificamente o protagonismo do afro-brasileiro no esporte. Os resultados mostraram que apenas 3 cursos abordam a história do futebol no contexto sociocultural, todavia sem citar o protagonismo do afro-brasileiro no esporte.  Nos outros 6 cursos, aparecem, em suas ementas, somente a visão prática do futebol, abordando-se a tática, os fundamentos técnicos, as regras, as metodologias de ensino, planejamentos e estratégias de jogo. Os achados corroboraram a hipótese de que as ementas são compostas por conhecimentos e metodologias hegemônicas de ensino. Estudar o futebol, sob a ótica da Educação Física, é dispor-se a ultrapassar a racionalidade científica e a não referir-se somente ao treino, a competição e ao incentivo ao seu consumo como mercadoria. É importante estudar o futebol a partir de uma intenção pedagógica com a perspectiva de contribuir para a educação integral do homem e o processo de inserção do afrodescendente no mundo.

Biografia do Autor

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle Canoas/Professor

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professor da Universidade La Salle – Canoas, Brasil; Pesquisador do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural.

Otávio Nogueira Balzano, Universidade Federal do Ceará /Pesquisador.

Mestre em Educação pela Universidade LaSalle, Canoas, Doutorando em Educação da Universidade La Salle, Canoas; Bolsista CAPES. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Esportes do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Abraham Lincoln de Paula Rodrigues, Universidade Federal do Ceará/Pesquisador.

Especialista em Treinamento Esportivo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)., Mestrando em Saúde Coletiva na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Esportes do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2020-09-07

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)