Ensino do futebol nas licenciaturas dos cursos de Educação Física da grande Porto Alegre/RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.5009Palavras-chave:
Colonialidade do saber. Formação docente. Educação Física.Resumo
O Brasil é reconhecido mundialmente pelo futebol arte, sendo o único país pentacampeão mundial. Trata-se de uma pesquisa teórica, que teve, como temática investigativa, a análise das ementas das disciplinas de futebol de 9 cursos de licenciatura em Educação Física da grande Porto Alegre/RS, objetivando-se verificar, se está sendo contemplado o aspecto sociocultural do futebol, mais especificamente o protagonismo do afro-brasileiro no esporte. Os resultados mostraram que apenas 3 cursos abordam a história do futebol no contexto sociocultural, todavia sem citar o protagonismo do afro-brasileiro no esporte. Nos outros 6 cursos, aparecem, em suas ementas, somente a visão prática do futebol, abordando-se a tática, os fundamentos técnicos, as regras, as metodologias de ensino, planejamentos e estratégias de jogo. Os achados corroboraram a hipótese de que as ementas são compostas por conhecimentos e metodologias hegemônicas de ensino. Estudar o futebol, sob a ótica da Educação Física, é dispor-se a ultrapassar a racionalidade científica e a não referir-se somente ao treino, a competição e ao incentivo ao seu consumo como mercadoria. É importante estudar o futebol a partir de uma intenção pedagógica com a perspectiva de contribuir para a educação integral do homem e o processo de inserção do afrodescendente no mundo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.