Metodologias em representações sociais aplicadas ao estudo de programas de jornal na educação

Autores

  • Wendel Freire

DOI:

https://doi.org/10.18316/509

Palavras-chave:

Jornal na educação. Representação Social. Grupo focal

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca do desenho teórico e metodológico de uma pesquisa que busca, nas representações de professores, a sua percepção do uso pedagógico do jornal na escola. A pesquisa foi realizada por meio de procedimentos metodológicos de grupo focal e análise de conteúdo, tendo, na base teórica, o enfoque das representações sociais. O artigo introduz a análise de elementos da teoria das representações, na perspectiva de Serge Moscovici. Analisam-se, em seguida, fundamentos do grupo focal, como técnica de levantamento de dados e análise de conteúdo. Apresentam-se, então, representações de professores sobre o uso do jornal na escola, observando-se, nesse uso, uma forma de abordagem política e contextualizada do ensino.

Palavras-chaves: Jornal na Eucação. Representação Social. Grupo focal.

Methodologies in social representations applied to study programs of newspaper in education

Abstract

This article presents reflections on the theory and methodology of a research that seeks, in representations of teachers, their perception of the use of newspaper in a pedagogical way at school. The survey was conducted through methodological procedures which involved focal groups and content analysis, having in its theoretical basis, the focus of social representations. The paper introduces the analysis of elements of the theory of representations from the perspective of Serge Moscovici. Elements of the focal group are analyzed as a technique for data collection and content analysis. To sum up, the use of newspapers at school are shown through representations of teachers noticing a political and contextualized approach in education.

Keywords: Newspaper in education. Social Representation. Focal group.

Downloads

Publicado

2012-08-27

Edição

Seção

Artigos