Criação de uma animação a partir da percepção de gênero para crianças

Autores

  • Shalimar Gallon Faculdade Meridional - IMED / Professora.
  • William Stefano Rollwagen Universidade de Passo Fundo - UPF.
  • Priscila Sardi Cerutti Faculdade Anhanguera / Professora.
  • Daniel de Salles Canfield Universidade de Passo Fundo -UPF / Professor.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.5755

Palavras-chave:

Animação. Gênero. Crianças. Feminino. Masculino.

Resumo

A definição de gênero é uma construção social, sendo que comportamentos precoces ligados à classificação de gênero são influenciados pelo contexto social em que a criança está inserida já nos primeiros anos de vida. Nesse contexto, o desenho é considerado como algo natural e espontâneo que a criança realiza, sendo visto como algo construído socialmente e, uma vez que a criança é um ser social em sua origem, toda sua produção é igualmente composta a partir das interações sociais. A partir das manifestações das crianças por meio de desenhos, desenvolveu-se uma pesquisa com 52 alunos da quinta série do ensino fundamental para compreender como as crianças percebem a identidade de gênero. Os resultados são consoantes com o que a sociedade predetermina como padrão. Os meninos preferiram usar camiseta, jaqueta e boné e as meninas vestido. Contudo, a escolha de cores e brinquedos favoritos não teve uma identificação ao que a sociedade tem como padrão. No entanto, a escolha de cores e brinquedos favoritos não teve uma identificação ao que a sociedade tem como padrão de cor e brinquedos de meninas ou de meninos. A partir disso, foi desenvolvida uma animação que conta a história de Olívia, personagem inserida em um mundo onde menino usa somente azul e menina usa somente rosa.

Biografia do Autor

Shalimar Gallon, Faculdade Meridional - IMED / Professora.

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Faculdade Meridional.

William Stefano Rollwagen, Universidade de Passo Fundo - UPF.

Graduado em Design Gráfico pela Universidade de Passo Fundo.

Priscila Sardi Cerutti, Faculdade Anhanguera / Professora.

Mestrado em Administração pela Faculdade Meridional; Professora da Faculdade Anhanguera.

Daniel de Salles Canfield, Universidade de Passo Fundo -UPF / Professor.

Mestrado em MSc in Marketing pelo Dublin Business School, Irlanda. Doutorando em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professor na Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2020-08-03

Edição

Seção

Artigos