Criação de uma animação a partir da percepção de gênero para crianças
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.5755Keywords:
Animação. Gênero. Crianças. Feminino. Masculino.Abstract
A definição de gênero é uma construção social, sendo que comportamentos precoces ligados à classificação de gênero são influenciados pelo contexto social em que a criança está inserida já nos primeiros anos de vida. Nesse contexto, o desenho é considerado como algo natural e espontâneo que a criança realiza, sendo visto como algo construído socialmente e, uma vez que a criança é um ser social em sua origem, toda sua produção é igualmente composta a partir das interações sociais. A partir das manifestações das crianças por meio de desenhos, desenvolveu-se uma pesquisa com 52 alunos da quinta série do ensino fundamental para compreender como as crianças percebem a identidade de gênero. Os resultados são consoantes com o que a sociedade predetermina como padrão. Os meninos preferiram usar camiseta, jaqueta e boné e as meninas vestido. Contudo, a escolha de cores e brinquedos favoritos não teve uma identificação ao que a sociedade tem como padrão. No entanto, a escolha de cores e brinquedos favoritos não teve uma identificação ao que a sociedade tem como padrão de cor e brinquedos de meninas ou de meninos. A partir disso, foi desenvolvida uma animação que conta a história de Olívia, personagem inserida em um mundo onde menino usa somente azul e menina usa somente rosa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.