Criação de uma animação a partir da percepção de gênero para crianças
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.5755Palabras clave:
Animação. Gênero. Crianças. Feminino. Masculino.Resumen
A definição de gênero é uma construção social, sendo que comportamentos precoces ligados à classificação de gênero são influenciados pelo contexto social em que a criança está inserida já nos primeiros anos de vida. Nesse contexto, o desenho é considerado como algo natural e espontâneo que a criança realiza, sendo visto como algo construído socialmente e, uma vez que a criança é um ser social em sua origem, toda sua produção é igualmente composta a partir das interações sociais. A partir das manifestações das crianças por meio de desenhos, desenvolveu-se uma pesquisa com 52 alunos da quinta série do ensino fundamental para compreender como as crianças percebem a identidade de gênero. Os resultados são consoantes com o que a sociedade predetermina como padrão. Os meninos preferiram usar camiseta, jaqueta e boné e as meninas vestido. Contudo, a escolha de cores e brinquedos favoritos não teve uma identificação ao que a sociedade tem como padrão. No entanto, a escolha de cores e brinquedos favoritos não teve uma identificação ao que a sociedade tem como padrão de cor e brinquedos de meninas ou de meninos. A partir disso, foi desenvolvida uma animação que conta a história de Olívia, personagem inserida em um mundo onde menino usa somente azul e menina usa somente rosa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.