As novas causas de impedimento do Juiz (Artigo 144 do NCPC)

Autores

  • Marcelo Pereira de Almeida Universidade Católica de Petrópolis e Universidade Federal Fluminense / Professor.
  • Bárbara Gomes Lupetti Baptista Universidade Federal Fluminense e Universidade Veiga de Almeida /Professora,

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.6581

Palavras-chave:

Impedimento do Juiz. Causas. Código Processual Civil

Resumo

O presente artigo fez uso do método dedutivo com apoio na metodologia de pesquisa bibliográfica e os resultados pretendidos perpassam sobre a imparcialidade do magistrado ao proferir as suas Sentenças, levando em consideração que tal imparcialidade é uma garantia processual. Ainda, foi realizada uma análise comparativa entre o Código de Processo Civil revogado (1973) e o Código de Processo Civil vigente (2015), ressaltando as principais alterações nos vícios que comprometem a imparcialidade, ou seja, as causas que ensejam a caracterização do Impedimento e da Suspeição do Juiz no processo judicial. Ainda neste contexto, salientaram-se os prazos, o procedimento de julgamento, os seus recursos, bem como, os possíveis efeitos resultantes da Arguição do Impedimento (considerado mais grave por ensejar na nulidade da sentença) e da Suspeição, entre eles, o efeito suspensivo, aquele que suspende o processo até o julgamento final do incidente.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira de Almeida, Universidade Católica de Petrópolis e Universidade Federal Fluminense / Professor.

Pós-Doutor em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense; Professor na Universidade Federal Fluminense e  na Universidade Católica de Petrópolis.

Bárbara Gomes Lupetti Baptista, Universidade Federal Fluminense e Universidade Veiga de Almeida /Professora,

Doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho; Professora na Universidade Federal Fluminense, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2020-08-01

Edição

Seção

Artigos