Autoestima e risco para uso de drogas entre adolescentes escolares de um município mineiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i28.6864

Palavras-chave:

Comportamento do adolescente. Autoestima. Drogas ilícitas. Alcoolismo.

Resumo

Objetivo: Analisar a correlação entre autoestima e risco para uso de drogas entre adolescentes de 8º e 9º anos do ensino do ensino fundamental de um município do interior de minas gerais. Método: Pesquisa transversal, descritiva correlacional de abordagem quantitativa, com a participação de 347 alunos de ambos os sexos do 8º e 9º anos da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de Minas Gerais. Para a coleta de dados utilizou-se o Drug Use Screening Inventory) e a Escala de Autoestima de Rosenberg. As variáveis dependentes são todas do tipo ordinal, sendo realizados testes de correlação do tipo Não Paramétrico. Resultados: A maioria dos participantes era meninas (62,82%), do grupo etário de 14 anos (38,62%) e classe socioeconômica B2 (39,49%). Verificou-se que em densidade absoluta todas as áreas do DUSI, exceto a área uso de substâncias sofreu influência direta da autoestima negativa dos adolescentes, sendo a maior correlação com os transtornos psiquiátricos; em densidade relativa, somente o sistema familiar relacionou-se com a autoestima negativa. Conclusão: o risco de problemas relacionados ao uso de substâncias independe de uma autoestima positiva ou negativa, mas a autoestima negativa pode influenciar no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos e na relação familiar.

Biografia do Autor

Andrea Ruzzi-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Professora.

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Saúde Pública e Saúde Mental, pela UNICAMP, mestre e doutora em Ciências Médicas, Programa Saúde na Comunidade, pela FMRP-USP e Pós-doutoranda em Psicologia, pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, na qual coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NEPSMAD) e o Centro Regional de Referência para capacitação de agentes e de trabalhadores atuantes no campo das políticas sobre drogas - CRR/UFTM. Atua no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental; saúde coletiva; prevenção do uso problemático e intervenções junto a pessoa com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas; e sexualidade humana. Professora colaboradora no Curso de Mestrado em Estudos da Ocupação da UFMG, onde orienta mestrado.

Eduardo Felipe Sicchieri, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Terapeuta Ocupacional formado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba-MG. Possui especialização em saúde mental e curso em acupuntura auricular. Atuante nas áreas de neurologia e saúde mental com atendimentos para adultos e idosos.

Jair Licio Ferreira Santos, Faculdade de medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo/Professor.

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1965), mestre em Sociologia pela Universidade de Chicago (1968) e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1972). Tem os títulos de Livre Docente (1985) e Professor Titular de Demografia (1992) pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente é Professor Titular - Colaborador Sênior - da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde atua como Professor Sênior. Foi membro de comitê assessor da CAPES - área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia de 2001 até 2010 e é membro do comitê assessor CA-SA do CNPq, desde 2018. É Editor Associado da Revista de Saúde Pública. Membro do corpo de pareceristas da Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), da Revista Brasileira de Epidemiologia, da Revista da Associação Médica Brasileira, da Revista da Escola de Enfermagem (São Paulo) , da Revista Brasileira de Psiquiatria, da Revista Paidéia, dos Cadernos de Saúde Pública, da Acta Amazônica, do Australian Journal of Occupational Therapy, do International Journal of Public Health, dos Archives of Gerontology and Geriatrics, do Archives of Clinical Psychiatry, da Perspectives in Psychiatric Care, da Revista Chronic Diseases and Translational Medicine, e das publicações filiadas à BMC-series journals. Na ABEP - Associação Brasileira de Estudos Populacionais foi Vice Presidente (2015/2016) e foi coordenador do Grupo de Trabalho em População & Saúde (2006-2010). Diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP (1997-2001) e Diretor Executivo da FAEPA - Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP (2005 - 2009). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade, qualidade de vida, envelhecimento, saúde mental.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos