Autoestima e risco para uso de drogas entre adolescentes escolares de um município mineiro
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i28.6864Keywords:
Comportamento do adolescente. Autoestima. Drogas ilícitas. Alcoolismo.Abstract
Objetivo: Analisar a correlação entre autoestima e risco para uso de drogas entre adolescentes de 8º e 9º anos do ensino do ensino fundamental de um município do interior de minas gerais. Método: Pesquisa transversal, descritiva correlacional de abordagem quantitativa, com a participação de 347 alunos de ambos os sexos do 8º e 9º anos da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de Minas Gerais. Para a coleta de dados utilizou-se o Drug Use Screening Inventory) e a Escala de Autoestima de Rosenberg. As variáveis dependentes são todas do tipo ordinal, sendo realizados testes de correlação do tipo Não Paramétrico. Resultados: A maioria dos participantes era meninas (62,82%), do grupo etário de 14 anos (38,62%) e classe socioeconômica B2 (39,49%). Verificou-se que em densidade absoluta todas as áreas do DUSI, exceto a área uso de substâncias sofreu influência direta da autoestima negativa dos adolescentes, sendo a maior correlação com os transtornos psiquiátricos; em densidade relativa, somente o sistema familiar relacionou-se com a autoestima negativa. Conclusão: o risco de problemas relacionados ao uso de substâncias independe de uma autoestima positiva ou negativa, mas a autoestima negativa pode influenciar no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos e na relação familiar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.