Sexualidade e soropositividade: as relações de poder na construção dos Anormais de Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7540

Palavras-chave:

Foucault. Os anormais. Gênero e sexualidade. HIV e AIDS. Relações de poder.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a sexualidade e a soropositividade à luz de aspectos presentes nas obras “História da sexualidade I: a vontade de saber” (1988) e “Os Anormais” (1974-1975; 2011) de Michel Foucault, no processo de docilização dos corpos. Entendemos que a discussão foucaultiana acerca da construção da figura dos anormais e as suas associações históricas são absolutamente pertinentes nas análises das relações sociais contemporâneas e, sobretudo, nas discussões acerca da soropositividade. Estas leituras da sociedade sendo explicitadas, relacionadas e discutidas em conjunto com as articulações de poder propostas por Foucault são essenciais no sentido de contrapor as concepções naturalizadas acerca de um conceito ainda marginalizado como o HIV e a própria tríade gênero, sexualidade e educação. Neste ensaio teórico, o HIV e a AIDS são temáticas descortinadas e (re)colocadas em pauta, assim como os conceitos de normalidade e sexualidade são postos em reflexão, tendo como base o olhar foucaultiano.

Biografia do Autor

Renato Koch Colomby, Instituto Federal do Paraná/Professor.

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; Professor no Colegiado de Administração do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no Campus Palmas, Brasil; Líder do Tema 10 "Trabalho, Organizações e Subjetividade" na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração); Integrante do Observatório Internacional de Carreira - OIC e do GINEIT (Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho), ambos vinculados ao PPGA/EA/UFRGS.

Julice Salvagni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Professor.

Pós-Doutorado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES - 2016-2018), Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/CAPES); Professora no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Edição

Seção

Artigos