Sexualidade e soropositividade: as relações de poder na construção dos Anormais de Foucault
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7540Palavras-chave:
Foucault. Os anormais. Gênero e sexualidade. HIV e AIDS. Relações de poder.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a sexualidade e a soropositividade à luz de aspectos presentes nas obras “História da sexualidade I: a vontade de saber” (1988) e “Os Anormais” (1974-1975; 2011) de Michel Foucault, no processo de docilização dos corpos. Entendemos que a discussão foucaultiana acerca da construção da figura dos anormais e as suas associações históricas são absolutamente pertinentes nas análises das relações sociais contemporâneas e, sobretudo, nas discussões acerca da soropositividade. Estas leituras da sociedade sendo explicitadas, relacionadas e discutidas em conjunto com as articulações de poder propostas por Foucault são essenciais no sentido de contrapor as concepções naturalizadas acerca de um conceito ainda marginalizado como o HIV e a própria tríade gênero, sexualidade e educação. Neste ensaio teórico, o HIV e a AIDS são temáticas descortinadas e (re)colocadas em pauta, assim como os conceitos de normalidade e sexualidade são postos em reflexão, tendo como base o olhar foucaultiano.Downloads
Publicado
2021-05-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.