Sexualidade e soropositividade: as relações de poder na construção dos Anormais de Foucault
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7540Keywords:
Foucault. Os anormais. Gênero e sexualidade. HIV e AIDS. Relações de poder.Abstract
Este artigo tem como objetivo discutir a sexualidade e a soropositividade à luz de aspectos presentes nas obras “História da sexualidade I: a vontade de saber” (1988) e “Os Anormais” (1974-1975; 2011) de Michel Foucault, no processo de docilização dos corpos. Entendemos que a discussão foucaultiana acerca da construção da figura dos anormais e as suas associações históricas são absolutamente pertinentes nas análises das relações sociais contemporâneas e, sobretudo, nas discussões acerca da soropositividade. Estas leituras da sociedade sendo explicitadas, relacionadas e discutidas em conjunto com as articulações de poder propostas por Foucault são essenciais no sentido de contrapor as concepções naturalizadas acerca de um conceito ainda marginalizado como o HIV e a própria tríade gênero, sexualidade e educação. Neste ensaio teórico, o HIV e a AIDS são temáticas descortinadas e (re)colocadas em pauta, assim como os conceitos de normalidade e sexualidade são postos em reflexão, tendo como base o olhar foucaultiano.Downloads
Published
2021-05-03
Issue
Section
Artigos
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
Â