Caracterização da divulgação científica em textos sobre evolução da Revista Superinteressante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i28.7677

Palavras-chave:

Biologia evolutiva. Discurso. Popularização da Ciência.

Resumo

Este trabalho objetivou analisar os textos da revista de Divulgação Científica Superinteressante relacionados ao conteúdo de Evolução. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, sendo esta uma pesquisa documental. Foi realizada a Análise de Conteúdo, com a definição de oito indicadores e duas categorias. Identificou-se que o material analisado dispõe conteúdos de Evolução de forma biológica e não biológica. A partir das análises, verificou-se casos em que a Evolução Biológica estava ligada a erros conceituais, finalismos e aspectos inorgânicos, o que pode comprometer a compreensão do conteúdo evolutivo. A caracterização do discurso da Divulgação Científica auxiliou na compreensão mais ampla do material e das informações que são direcionadas ao público leigo leitor da revista Superinteressante, entre eles, recursos visuais e textuais. Pode-se perceber que a Divulgação Científica é constituída por várias particularidades e o divulgador poderá optar por diferentes estratégias para conseguir atingir o público leigo ao qual a revista se destina. Essas estratégias, sejam textuais ou imagéticas, são fundamentais nos textos de Divulgação Científica, uma vez que, caso presentes, podem aproximar o leitor ao conhecimento científico e, neste caso, à Evolução Biológica. Destaca-se ser de fundamental importância que os textos de DC possuam informações claras e que possam contribuir com uma correta divulgação do conteúdo de Evolução Biológica entre outros conceitos científicos.

Biografia do Autor

Manuella Sampaio Martins, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Licenciada em Letras-Inglês pela Universidade Estácio de Sá; Docente de Ciências e Biologia da educação básica

Carlos Bruno Cabral Oliveira, Universidade Federal do Maranhão/Pesquisador.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino Básico da Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/ UFMA); Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Docente de Ciências e Biologia da educação básica.

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão/Docente.

Doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FE/USP); Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP); Docente Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos