Caracterização da divulgação científica em textos sobre evolução da Revista Superinteressante

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i28.7677

Palabras clave:

Biologia evolutiva. Discurso. Popularização da Ciência.

Resumen

Este trabalho objetivou analisar os textos da revista de Divulgação Científica Superinteressante relacionados ao conteúdo de Evolução. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, sendo esta uma pesquisa documental. Foi realizada a Análise de Conteúdo, com a definição de oito indicadores e duas categorias. Identificou-se que o material analisado dispõe conteúdos de Evolução de forma biológica e não biológica. A partir das análises, verificou-se casos em que a Evolução Biológica estava ligada a erros conceituais, finalismos e aspectos inorgânicos, o que pode comprometer a compreensão do conteúdo evolutivo. A caracterização do discurso da Divulgação Científica auxiliou na compreensão mais ampla do material e das informações que são direcionadas ao público leigo leitor da revista Superinteressante, entre eles, recursos visuais e textuais. Pode-se perceber que a Divulgação Científica é constituída por várias particularidades e o divulgador poderá optar por diferentes estratégias para conseguir atingir o público leigo ao qual a revista se destina. Essas estratégias, sejam textuais ou imagéticas, são fundamentais nos textos de Divulgação Científica, uma vez que, caso presentes, podem aproximar o leitor ao conhecimento científico e, neste caso, à Evolução Biológica. Destaca-se ser de fundamental importância que os textos de DC possuam informações claras e que possam contribuir com uma correta divulgação do conteúdo de Evolução Biológica entre outros conceitos científicos.

Biografía del autor/a

Manuella Sampaio Martins, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Licenciada em Letras-Inglês pela Universidade Estácio de Sá; Docente de Ciências e Biologia da educação básica

Carlos Bruno Cabral Oliveira, Universidade Federal do Maranhão/Pesquisador.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino Básico da Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/ UFMA); Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Docente de Ciências e Biologia da educação básica.

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão/Docente.

Doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FE/USP); Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP); Docente Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Publicado

2020-12-22

Número

Sección

Artigos