Pedagogia social em contexto de emergência: projetos de futuro à humanidade

Autores

  • Margareth Martins Martins Universidade Federal Fluminense/Docente.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i28.7876

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia Social, Educadores Sociais.

Resumo

O artigo em tela contém reflexões teórico-práticas, a respeito da Pedagogia Social realizada pelo Projeto PIPAS-UFF no período de emergência sanitária, novos aprendizados colaborativos e instituintes, perpassados pela opção do servir ao próximo mais próximo, a partir do movimento de realizar o que podemos de onde estamos e com o que temos. Um movimento que estabelece o cuidado como categoria fundante e a formação de educadores sociais em, no e para contexto de emergências. Trata-se de uma pesquisa oriunda da senda cardíaca, que traz em seu DNA a opção pelos excluídos da nação. É a cartografia de uma pesquisa forjada no cadinho da “sofrência” humana a produzir alternativas de superação com ciência, convivência, conivência, sapiência e paciência.

Biografia do Autor

Margareth Martins Martins, Universidade Federal Fluminense/Docente.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, tem Pós-Doutorado em Ensino de Artes e Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Coordenadora do Projeto PIPAS-UFF.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos