A Gestão Escolar participativa na construção de um projeto sociopedagógico atribuído aos representantes de turma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i30.7913

Palavras-chave:

Gestão Escolar Participativa. Projeto Político Pedagógico. Representante de turma.

Resumo

A democratização da educação reflete diretamente na sua estrutura organizacional, em que há um acentuado movimento de descentralização dos cargos organizacionais e, com a distribuição na divisão de tarefas, uma maior participatividade da comunidade escolar. Nesse sentido, este artigo buscou compreender a participatividade da Gestão Escolar na construção de uma autonomia socioescolar dos Representantes de Turma de uma escola pública. Para tanto, analisamos a constituição do caráter participativo da Gestão na construção de um projeto sociopedagógico direcionado aos Representantes; investigamos a implicância das atribuições pedagógicas na construção de uma autonomia socioescolar dos Representantes e; analisamos o comportamento do caráter mediador do cargo de Representante na estrutura organizacional. O artigo, portanto, assume um cunho descritivo e traz uma abordagem qualitativa de natureza básica e de método indutivo. Esta pesquisa, além de nos mostrar a função de Representante como resultado da descentralização de cargos, também reconhece a importância de um Projeto sociopedagógico que promove a autonomia estudantil. Como resultados, a pesquisa apontou para o caráter mediador na dimensão funcional do cargo e a importância de uma Gestão Participativa que promova a autonomia estudantil, introduzindo, também, uma base para outras discussões sobre o protagonismo estudantil.

Biografia do Autor

Kelly Maria Gomes Menezes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Graduada em Serviço Social pela UECE e em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professora Adjunta - A do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação (FACED)/ UFC.  

Jhessyca Castro do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Letras Português-Alemão pela Universidade Federal do Ceará (UFC); atua na área de educação, especificamente em estudos sobre Gestão Escolar e Protagonismo Estudantil.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)