A Gestão Escolar participativa na construção de um projeto sociopedagógico atribuído aos representantes de turma
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i30.7913Palavras-chave:
Gestão Escolar Participativa. Projeto Político Pedagógico. Representante de turma.Resumo
A democratização da educação reflete diretamente na sua estrutura organizacional, em que há um acentuado movimento de descentralização dos cargos organizacionais e, com a distribuição na divisão de tarefas, uma maior participatividade da comunidade escolar. Nesse sentido, este artigo buscou compreender a participatividade da Gestão Escolar na construção de uma autonomia socioescolar dos Representantes de Turma de uma escola pública. Para tanto, analisamos a constituição do caráter participativo da Gestão na construção de um projeto sociopedagógico direcionado aos Representantes; investigamos a implicância das atribuições pedagógicas na construção de uma autonomia socioescolar dos Representantes e; analisamos o comportamento do caráter mediador do cargo de Representante na estrutura organizacional. O artigo, portanto, assume um cunho descritivo e traz uma abordagem qualitativa de natureza básica e de método indutivo. Esta pesquisa, além de nos mostrar a função de Representante como resultado da descentralização de cargos, também reconhece a importância de um Projeto sociopedagógico que promove a autonomia estudantil. Como resultados, a pesquisa apontou para o caráter mediador na dimensão funcional do cargo e a importância de uma Gestão Participativa que promova a autonomia estudantil, introduzindo, também, uma base para outras discussões sobre o protagonismo estudantil.
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