Letramento acadêmico: reflexões sobre as competências leitoras e escritas na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.8338Palavras-chave:
Educação superior. Letramento acadêmico. Escrita científica.Resumo
O letramento é amplamente discutido e investigado, principalmente, no que se refere às primeiras etapas da educação básica no Brasil. Entretanto, o conceito levado à uma perspectiva plural, abrange diferentes modalidades e níveis de ensino como, as graduações e pós-graduações. Ao ingressarem na educação superior, grande parte dos estudantes encontra dificuldades para compreender e produzir textos acadêmicos. Por outro lado, professores, frequentemente, expõem a dificuldade leitora e escritora desses discentes em relação à escrita científica. Portanto, a metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica, tendo-se como objetivo geral refletir como se constituem os letramentos na educação superior e justifica-se como reflexão sobre o processo de formação leitora e escritora do estudante que ingressa neste nível educativo. Os resultados apontam para o caráter múltiplo do conceito de competências leitoras e escritoras, a ressignificação do sujeito na trajetória estudantil e a necessidade de práticas pedagógicas mais inclusivas, no que concerne à escrita científica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.