Letramento acadêmico: reflexões sobre as competências leitoras e escritas na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.8338

Palavras-chave:

Educação superior. Letramento acadêmico. Escrita científica.

Resumo

O letramento é amplamente discutido e investigado, principalmente, no que se refere às primeiras etapas da educação básica no Brasil. Entretanto, o conceito levado à uma perspectiva plural, abrange diferentes modalidades e níveis de ensino como, as graduações e pós-graduações. Ao ingressarem na educação superior, grande parte dos estudantes encontra dificuldades para compreender e produzir textos acadêmicos. Por outro lado, professores, frequentemente, expõem a dificuldade leitora e escritora desses discentes em relação à escrita científica. Portanto, a metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica, tendo-se como objetivo geral refletir como se constituem os letramentos na educação superior e justifica-se como reflexão sobre o processo de formação leitora e escritora do estudante que ingressa neste nível educativo. Os resultados apontam para o caráter múltiplo do conceito de competências leitoras e escritoras, a ressignificação do sujeito na trajetória estudantil e a necessidade de práticas pedagógicas mais inclusivas, no que concerne à escrita científica.

Biografia do Autor

Raquel Amelia Dos santos, Universidade La Salle Canoas/Professora.

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle Canoas, RS; Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Canoas, RS.

Deivid de Souza Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS/Aluno.

Mestre em Educação pela Universidade La Salle, Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista PROSUC/CAPES. Pedagogia - Anos Iniciais e Educação infantil pela mesma universidade;  Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Canoas, RS.

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/Aluno.

Doutor em Educação - área de Gestão, Educação e Políticas Públicas pela Universidade La Salle Canoas, RS; Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN), Brasil, Bolsista PNPD/CAPES

Downloads

Publicado

2021-05-05

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)