Relato de caso sobre um menino com síndrome de Rett e práticas pedagógicas inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i30.8393Palavras-chave:
Síndrome de Rett. Práticas pedagógicas. Inclusão. Educação EspecialResumo
A temática deste artigo é de grande importância, pois a Síndrome de Rett é uma doença neurológica genética rara que ocorre, principalmente, em meninas e mais raramente em meninos. A Síndrome de Rett afeta quase todos os aspectos da vida da criança. Produções acadêmicas que tragam informações confiáveis sobre este assunto é o primeiro passo para simplificar essa jornada. Neste sentido, objetiva-se apresentar as práticas pedagógicas inclusivas na mediação de pessoas com Síndrome de Rett. A pesquisa desenvolveu-se em uma Escola da Rede Pública do Município de São Gonçalo/RJ, cuja metodologia aplicada foi o modelo qualitativo por amostra de conveniência de um estudo de caso de uma criança do sexo masculino com duplicações do gene MECP2, com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e epilepsia, com laudo de Síndrome de Rett. Ao final, deste relato de caso, verifica-se o quanto é possível fomentar reflexões sobre a prática pedagógica para crianças com Síndrome de Rett.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.