Relato de caso sobre um menino com síndrome de Rett e práticas pedagógicas inclusivas

Autores

  • Juliana Gonçalves Muniz dos Santos Prefeitura Municipal de Niterói. Prefeitura Municipal de São Gonçalo
  • Suzete Araujo Oliveira Gomes Professora Associada da Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i30.8393

Palavras-chave:

Síndrome de Rett. Práticas pedagógicas. Inclusão. Educação Especial

Resumo

A temática deste artigo é de grande importância, pois a Síndrome de Rett é uma doença neurológica genética rara que ocorre, principalmente, em meninas e mais raramente em meninos. A Síndrome de Rett afeta quase todos os aspectos da vida da criança. Produções acadêmicas que tragam informações confiáveis sobre este assunto é o primeiro passo para simplificar essa jornada. Neste sentido, objetiva-se apresentar as práticas pedagógicas inclusivas na mediação de pessoas com Síndrome de Rett. A pesquisa desenvolveu-se em uma Escola da Rede Pública do Município de São Gonçalo/RJ, cuja metodologia aplicada foi o modelo qualitativo por amostra de conveniência de um estudo de caso de uma criança do sexo masculino com duplicações do gene MECP2, com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e epilepsia, com laudo de Síndrome de Rett. Ao final, deste relato de caso, verifica-se o quanto é possível fomentar reflexões sobre a prática pedagógica para crianças com Síndrome de Rett.

Biografia do Autor

Juliana Gonçalves Muniz dos Santos, Prefeitura Municipal de Niterói. Prefeitura Municipal de São Gonçalo

Mestre no Curso de Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense; Professor de Apoio Educacional Especializado do Município de São Gonçalo e de Niterói.

Suzete Araujo Oliveira Gomes, Professora Associada da Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e Pós- Doutorado em Bioquímica Celular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; Professora da Universidade Federal Fluminense.  Atua como membro colaborador externo na pós-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI)-UFF; como docente permanente e Vice-coordenadora no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI)-UFF e como docente permanente e membro da CPG no Programa de de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn)-UFF

Downloads

Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos