Relato de caso sobre um menino com síndrome de Rett e práticas pedagógicas inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i30.8393Keywords:
Síndrome de Rett. Práticas pedagógicas. Inclusão. Educação EspecialAbstract
A temática deste artigo é de grande importância, pois a Síndrome de Rett é uma doença neurológica genética rara que ocorre, principalmente, em meninas e mais raramente em meninos. A Síndrome de Rett afeta quase todos os aspectos da vida da criança. Produções acadêmicas que tragam informações confiáveis sobre este assunto é o primeiro passo para simplificar essa jornada. Neste sentido, objetiva-se apresentar as práticas pedagógicas inclusivas na mediação de pessoas com Síndrome de Rett. A pesquisa desenvolveu-se em uma Escola da Rede Pública do Município de São Gonçalo/RJ, cuja metodologia aplicada foi o modelo qualitativo por amostra de conveniência de um estudo de caso de uma criança do sexo masculino com duplicações do gene MECP2, com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e epilepsia, com laudo de Síndrome de Rett. Ao final, deste relato de caso, verifica-se o quanto é possível fomentar reflexões sobre a prática pedagógica para crianças com Síndrome de Rett.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.