Uso da música guarani no ensino sobre os povos indígenas nos espaços escolares
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9380Palavras-chave:
Povos indígenas. Música. Povo Guarani.Resumo
Este trabalho é fruto de dissertação de mestrado somado ao envolvimento junto ao grupo de pesquisa GPEDE. O objetivo deste estudo é contribuir com o debate acerca da questão indígena nos espaços escolares no que tange à música guarani e como o entendimento desse diálogo pode possibilitar visibilidade a esses povos. A falta de conhecimento e a perpetuação de estereótipos negativos são os motivos de risco para o futuro desses povos. Metodologicamente, a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na análise de oito documentários gerou duas unidades que retratam a estética televisiva e a visibilidade guarani, reafirmando o legado de comunicação e respeito mútuo; a segunda unidade, retrata a identidade cultural através da música, alinhando os conhecimentos indígenas milenares em demonstração de suas crenças. Escutar o que esses povos têm a dizer proporciona uma nova etapa da educação que inclua diversidade cultural como formação sociocultural brasileira. Identificou-se que cabe à educação de uma forma geral encerrar o ciclo de inferiorização aplicado a essa população ancestral, que não deve se extinguir. Considera-se importante a busca de uma consciente movimentação na direção da valorização e visibilização da diversidade cultural como avanço para a humanidade, que não perderá seu tempo com disputas. Entender a necessidade de professores preparados para o cotidiano multicultural é o início do repasse da esperança de um crescimento fixado com êxito. A arte de escutar e não somente falar deve fluir nos novos discursos, porque o tempo de dizer que “o respeito a tecnologia da floresta é coisa de índio” se prova a cada dia mais ultrapassado.Downloads
Publicado
2022-05-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.