Uso da música guarani no ensino sobre os povos indígenas nos espaços escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9380

Palavras-chave:

Povos indígenas. Música. Povo Guarani.

Resumo

Este trabalho é fruto de dissertação de mestrado somado ao envolvimento junto ao grupo de pesquisa GPEDE. O objetivo deste estudo é contribuir com o debate acerca da questão indígena nos espaços escolares no que tange à música guarani e como o entendimento desse diálogo pode possibilitar visibilidade a esses povos. A falta de conhecimento e a perpetuação de estereótipos negativos são os motivos de risco para o futuro desses povos. Metodologicamente, a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na análise de oito documentários gerou duas unidades que retratam a estética televisiva e a visibilidade guarani, reafirmando o legado de comunicação e respeito mútuo; a segunda unidade, retrata a identidade cultural através da música, alinhando os conhecimentos indígenas milenares em demonstração de suas crenças. Escutar o que esses povos têm a dizer proporciona uma nova etapa da educação que inclua diversidade cultural como formação sociocultural brasileira. Identificou-se que cabe à educação de uma forma geral encerrar o ciclo de inferiorização aplicado a essa população ancestral, que não deve se extinguir. Considera-se importante a busca de uma consciente movimentação na direção da valorização e visibilização da diversidade cultural como avanço para a humanidade, que não perderá seu tempo com disputas. Entender a necessidade de professores preparados para o cotidiano multicultural é o início do repasse da esperança de um crescimento fixado com êxito. A arte de escutar e não somente falar deve fluir nos novos discursos, porque o tempo de dizer que “o respeito a tecnologia da floresta é coisa de índio” se prova a cada dia mais ultrapassado.

Biografia do Autor

Jussara Simoes de Carvalho, Centro Universitário Adventista São Paulo/ Mestranda.

Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná; Mestranda em Educação com enfoque em diversidade étnica e cultural brasileira pelo Centro Universitário Adventista São Paulo (Unasp – EC).

Germana Ponce de Leon Ramírez, Centro Universitário adventista São Paulo/ Docente.

Doutorado em Geografia Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora do Mestrado Profissional em educação do Unasp – EC.

Downloads

Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos