Representações sociais sobre a gravidez na adolescência nos estudos da psicologia

Autores

  • Kathleen dos Santos Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Mestranda
  • Zaira de Andrade Lopes Universidade Federal do Mato Grosso do Sul / Professora

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.9473

Palavras-chave:

Psicologia, Representações Sociais, Gravidez, Adolescência

Resumo

A gravidez na adolescência é um fenômeno psicossocial cuja compreensão remonta a passagem no continente europeu do sistema feudal ao capitalista, na Idade Moderna, quando conceito e sentido da “adolescência” ganharam novas significações. Este artigo, sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (TRS), tem como objetivo analisar as representações sociais (RS) sobre a gravidez na adolescência presentes nas produções da Psicologia. O estudo se desenvolveu a partir do levantamento sistemático da produção científica nacional. Por meio da busca nos bancos de dados Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES), BDTD, BVS e SciELO, foram selecionadas produções dos Programas de Pós-graduação em Psicologia, que tivessem como temática de estudo a “gravidez na adolescência” sob a leitura da TRS. Trata-se de uma investigação de análise qualitativa, sendo utilizada para organização dos dados a técnica de Análise de Conteúdo Categorial. De acordo com as temáticas presentes nas produções científicas, foram organizadas as categorias: gravidez na adolescência; rede social de apoio e políticas públicas; métodos contraceptivos e preservativos; e perspectiva de futuro. Como resultado, percebeu-se contradições existentes nas representações da gravidez na adolescência, quando associadas ao ser adolescente e/ou à gestação idealizada, assim como a influência de fatores socioeconômicos. Conclui-se que faz parte do compromisso ético da psicologia, a compreensão da gravidez na adolescência como um fenômeno psicossocial que suscita múltiplas representações sociais, conforme seu contexto histórico, social e econômico.

Biografia do Autor

Kathleen dos Santos Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Mestranda

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMS e Bolsista CAPES.

Zaira de Andrade Lopes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul / Professora

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo; Professora adjunta na UFMS, vinculada ao curso de Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos