Os Institutos Federais no processo de expansão do ensino superior no Brasil

Autores

  • Adrielly Aparecida de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Márcio Pereira da Silva Filho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano
  • Giselle Abreu de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9554

Palavras-chave:

Ensino superior. Expansão do ensino superior. Interiorização do ensino superior. Institutos federais.

Resumo

Este estudo objetiva analisar se a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) colaborou para a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, especialmente no âmbito da graduação presencial. Metodologicamente, foram analisados dados do Censo da Educação Superior no período de 2006 a 2012. Os resultados apontam um crescimento no número de Instituições de Ensino Superior (IES) em regiões interioranas após a instituição dos IF, já que, em sua maioria, estão localizados nestas regiões. Acerca do número de cursos e matrículas também se observa crescimento, majoritariamente no interior, com destaque para o número de matrículas que cresceu 50,99% nas regiões interioranas, contra 29,71% nas capitais. Em relação ao número de vagas no sistema de ensino superior federal, ressalta-se que aumentaram mais de 96%. Por fim, aponta-se um crescimento contínuo e significativo no número de vagas e matrículas no ensino superior a partir da criação dos IF. De 2009 a 2012, o número de vagas ofertadas e de matrículas nos IF cresceram, respectivamente, 88,04% e 78,94%. Logo, considera-se que os IF contribuíram para a expansão do ensino superior público no Brasil, em especial no interior, o que corrobora para a democratização do acesso ao ensino superior.

Biografia do Autor

Adrielly Aparecida de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde. Especialista em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Educação a Distância pela FAEL. Licencianda em Pedagogia pela UNINTER. Mestranda em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática pelo IFG - Campus Jataí. Possui experiência em docência através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), onde atuou entre os anos de 2016 à 2017 e também por meio do Programa Residência Pedagógica onde atuou como bolsista de 2018 à 2020. Atuou também como colaboradora de projeto de extensão sobre a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas escolas de educação básica do município de Rio Verde - GO entre 2019 e 2020. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores, especificamente sobre a formação do professor pesquisador. 

Márcio Pereira da Silva Filho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) - Campus Rio Verde (2016 - 2019), com período sanduíche na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal (2018 - 2019). Experiência em docência através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e através do Programa de Residência Pedagógica. Experiência na área de Química, com ênfase em Química orgânica e Química do solo. Estudante dos cursos: técnico em Química e bacharelado em Administração no IF Goiano - Campus Rio Verde e da especialização em Pedagogia Universitária na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Giselle Abreu de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Educação (Linha de História e Historiografia da Eduação) pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Atua como Pedagoga na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba-MG, onde desenvolve atividades relacionadas à assessoria pedagógica aos cursos de graduação. Atua como docente (bolsista) do Curso de Especialização em Pedagogia Universitária, da UFTM. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2007) e é especialista em Educação de Jovens e Adultos (2011), bem como em Inspeção e Supervisão Escolar (2012).

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano

Possui pós-doutorado e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho(2016). Graduação em Pedagogia e Matemática. Foi professora da rede de educação de Mato Grosso por 17 anos. Atualmente é professora titular do Instituto Federal Goiano. Atuou com a coordenação do Projeto de Iniciação à Docência Pibid e atua como coordenadora institucional do Residência Pedagógica. Líder do grupo EducAção do IF Goiano; membro do grupo Investigação da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento profissional, identidade, saberes e práticas educativas.

Downloads

Publicado

2022-09-06

Edição

Seção

Artigos