Os Institutos Federais no processo de expansão do ensino superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9554Palabras clave:
Ensino superior. Expansão do ensino superior. Interiorização do ensino superior. Institutos federais.Resumen
Este estudo objetiva analisar se a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) colaborou para a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, especialmente no âmbito da graduação presencial. Metodologicamente, foram analisados dados do Censo da Educação Superior no período de 2006 a 2012. Os resultados apontam um crescimento no número de Instituições de Ensino Superior (IES) em regiões interioranas após a instituição dos IF, já que, em sua maioria, estão localizados nestas regiões. Acerca do número de cursos e matrículas também se observa crescimento, majoritariamente no interior, com destaque para o número de matrículas que cresceu 50,99% nas regiões interioranas, contra 29,71% nas capitais. Em relação ao número de vagas no sistema de ensino superior federal, ressalta-se que aumentaram mais de 96%. Por fim, aponta-se um crescimento contínuo e significativo no número de vagas e matrículas no ensino superior a partir da criação dos IF. De 2009 a 2012, o número de vagas ofertadas e de matrículas nos IF cresceram, respectivamente, 88,04% e 78,94%. Logo, considera-se que os IF contribuíram para a expansão do ensino superior público no Brasil, em especial no interior, o que corrobora para a democratização do acesso ao ensino superior.
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