Os Institutos Federais no processo de expansão do ensino superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9554Keywords:
Ensino superior. Expansão do ensino superior. Interiorização do ensino superior. Institutos federais.Abstract
Este estudo objetiva analisar se a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) colaborou para a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, especialmente no âmbito da graduação presencial. Metodologicamente, foram analisados dados do Censo da Educação Superior no período de 2006 a 2012. Os resultados apontam um crescimento no número de Instituições de Ensino Superior (IES) em regiões interioranas após a instituição dos IF, já que, em sua maioria, estão localizados nestas regiões. Acerca do número de cursos e matrículas também se observa crescimento, majoritariamente no interior, com destaque para o número de matrículas que cresceu 50,99% nas regiões interioranas, contra 29,71% nas capitais. Em relação ao número de vagas no sistema de ensino superior federal, ressalta-se que aumentaram mais de 96%. Por fim, aponta-se um crescimento contínuo e significativo no número de vagas e matrículas no ensino superior a partir da criação dos IF. De 2009 a 2012, o número de vagas ofertadas e de matrículas nos IF cresceram, respectivamente, 88,04% e 78,94%. Logo, considera-se que os IF contribuíram para a expansão do ensino superior público no Brasil, em especial no interior, o que corrobora para a democratização do acesso ao ensino superior.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.