LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA:

SIGNIFICANDO SENTIDOS PARA O CORPO NEGRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO

Autores

  • Francisco de Assis Nascimento Junior Universidade Federal do Sul da Bahia http://orcid.org/0000-0003-0587-8392
  • Ericka Santana Carneiro Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Campus Sosígenes Costa
  • Milena Santos Jesus Discente do Componente Curricular: Educação Científica, Cultura e Sociedade: Implicações para o ensino de Ciências e Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais da UFSB/CSC

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.9719

Palavras-chave:

Literatura, Ensino e Relações Étnico-Raciais, Literatura Afrodescendente

Resumo

Apresentamos uma discussão acerca da importância do uso de literatura afro-brasileira como agente problematizador no ensino das relações étnico-raciais no Ensino Médio, última etapa da educação básica. É problematizada a literatura dessa autoria e as possibilidades de sua contribuição para a formação de leitores. No mais, é observado como a literatura afro-brasileira pode corroborar para a aplicação da lei 10.639/03, posteriormente complementada pela lei 11.645/08, por ser dever da escola desenvolver, ampliar e agregar competências aos alunos, o que não pode depender somente da leitura de um cânone eurocêntrico. Como recorte, utilizamos a narrativa Aramides Florença presente na obra Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2017) de autoria de Conceição Evaristo. Este trabalho se apresenta como um estudo qualitativo, cujos procedimentos são desenvolvidos por meio da revisão bibliográfica com enfoque para a produção que vislumbra o âmbito dos Estudos Decoloniais e Teoria Literária.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Nascimento Junior, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFSB no Campus Sosígenes Costa, possui graduação em Licenciatura em Física (2009), mestrado em Ciências (modalidade Ensino de Física - 2013) e doutorado em Educação (modalidade Ensino de Ciências e Matemática - 2017) pela Universidade de São Paulo. É membro do grupo de pesquisas INTERFACES (EACH/USP) e docente no Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais (PPGER) da UFSB. Atua na formação de professores e ensino de ciências. Pesquisa em estudos culturais na educação em ciências, com foco no diálogo gênero/ciênciaidentidade nas Histórias em Quadrinhos, Jogos de RPG e demais elementos da cultura pop.

Ericka Santana Carneiro, Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Campus Sosígenes Costa

Pedagoga: Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Letras/Libras: Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-graduanda em Educação, Cultura e Linguagens: Instituto Federal da Bahia (IFBA). Aluna  do PPGER na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB/CSC)

Milena Santos Jesus, Discente do Componente Curricular: Educação Científica, Cultura e Sociedade: Implicações para o ensino de Ciências e Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais da UFSB/CSC

 Discente do Componente Curricular: Educação Científica, Cultura e Sociedade: Implicações para o ensino de Ciências e Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais da UFSB/CSC

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Publicado

2023-08-07

Edição

Seção

Artigos