A CRITICAL ANALYSIS OF PUBLIC SCHOOLS IN BRAZIL: CHALLENGES AND (IM)POSSIBILITIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11531

Keywords:

Tia Ciata Municipal School, Post-pandemic period., Curriculum. Democratic Education

Abstract

In Brazil, the experience of the Tia Ciata Municipal School (ETC) in the 1980s, which served young people who were considered illiterate, living on the streets or in the favelas of the city of Rio de Janeiro, is the entry point for analyzing the challenges and im(possibilities) surrounding the organization of public school curricula. The intention is to describe some elements of the emancipatory practices of the ETC and the extent to which that dynamic is becoming essential in all pedagogical spaces, in post-pandemic times. We seek to understand whether the relationship of the school institution in Brazil with the issue of social vulnerability, added to the cruel reality exposed by the Coronavirus pandemic, brings immense confrontations with divergent positions. Methodologically, we used documentary and bibliographic analysis. Taking this ETC experience as a reference, we conclude that the curricular perspectives presuppose a democratic education, in a worldview that respects the profile of the person for whom the curriculum is designed. It is therefore an essential task to turn school knowledge into an emancipatory dimension.

Author Biographies

Andréa Villela Mafra da Silva, Universidade Estácio de Sá/PPGE; Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Pedagogia pela UNIRIO, onde também cursou o Mestrado em Educação na linha de Subjetividade, Cultura e História da Educação. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá, na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, onde também atua na Comissão de Egressos e na liderança do Grupo de Investigação em Educação online e aprendizagem em rede (GIEAp/UNESA-CNPq). Conceptora e Líder do Núcleo de Investigação e Pesquisa Luso-Brasileiro em Tecnologia Educativa (NIPTecEdu Luso-Brasileiro), vinculado à Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (Portugal). Dirigente Institucional de Pesquisa da Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC). Coordenadora Institucional de Pesquisa, Extensão e Memória (DESUP/FAETEC). Professora na Graduação em Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Coordenadora Institucional do PIBID (2020-2022); (2022-2024). Conceptora e Líder do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais (FORPROTEC/FAETEC-CNPq). Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo (GEPAC/UNIRIO-CNPq). Áreas de atuação: Avaliação da Aprendizagem, Currículo, Política Educacional, Educação Híbrida, ELearning e Blended Learning, Literacia Digital, Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes. Autora de publicações em livros, capítulos de livros e periódicos qualis.

Áurea Cristina Ramos de Novaes , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2020 / 2024), bolsista pela CAPES, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula - RJ (1989); graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979); especializada em Psicopedagogia - CEPERJ (1991); em Terapia de Família - visão sistêmica - Núcleo Pesquisas (1998) e M.B.A. em Gestão de Recursos Humanos pela UNIFACS - BA (2010). Trabalhou como professora no ensino público municipal de São José dos Campos, SP e como professora e coordenadora de turno no município do Rio de Janeiro, RJ. Atuou como professora na rede privada de ensino no Rio de Janeiro, bem como atuou como psicopedagoga e terapeuta de família em consultório particular no Rio de Janeiro. Desde 2020, tenho orientado estudantes matriculados na Licenciatura em Pedagogia a Distância - LIPEAD, pela Unirio.

References

ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

ARROYO, Miguel G.; ABRAMOWICZ, Anete. A reconfiguração da escola: entre a negação e a alimentação de direitos. Campinas–SP: Papirus, 2009.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 2ª edição. Petrópolis–RJ: Vozes, 2011.

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 49, jan./abr. 2012. Disponível em: <https://x.gd/ozq6c> Acesso em: 20 ago. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICAS (Ibase). Pesquisa da FGV aponta aumento da desigualdade social após a pandemia. 28/03/2023. Disponível em: https://x.gd/BVEHo Acesso em: 10 fev. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Em 2022, analfabetismo cai, mas continua mais alto entre idosos, pretos e pardos e no Nordeste. Editoria: Estatísticas Sociais. 07/06/2023. Disponível em: https://x.gd/YKfbQ Acesso em: 10 fev. 2024.

JANCZURA, R. Risco ou vulnerabilidade social? Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 11, n. 2, p. 301 - 308, ago./dez. 2012. Disponível em: < https://x.gd/CX6el> Acesso em: 08 jan. 2024.

LEITE, Ligia Costa. A magia dos invencíveis: os meninos de rua na Escola Tia Ciata. Petrópolis: Vozes, 1991.

MADALEN, Regina Garcia. Representações sociais da pedagogia diferenciada da Escola Tia Ciata, por seus colaboradores. Rio de Janeiro, 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estácio de Sá, 2015. Disponível em: < https://x.gd/7RXTe> Acesso em: 20 jan. 2024.

MAKARENKO, Anton. Poemas Pedagógicos. Ed. Horizonte, 1976.

Nóvoa, António. EDUCAÇÃO 2021. Para uma história do futuro. Educação, Sociedade & Culturas, nº 41, 2014, 171-185.

RIBEIRO, Darcy. Palestra no 29ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 1977. Disponível em:< https://x.gd/u2WQ8> Acesso em: 20 jan. 2024.

SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução Alexandre Salvaterra; revisão técnica: Miguel González Arroyo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Portugal: Almedina, 2020.

SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton (org.). Pedagogia Histórico-Crítica e Luta de Classes na Educação Escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

Published

2024-05-11