UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: DESAFIOS E (IM) POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11531Palabras clave:
Escola Municipal Tia Ciata., Período Pós Pandêmico. Currículo. Educação Democrática.Resumen
No Brasil, a experiência da Escola Municipal Tia Ciata (ETC), dos anos de 1980, que atendia a jovens, considerados analfabetos, vivendo em situação de rua ou nas favelas da cidade do Rio de Janeiro é o ponto de entrada para analisar os desafios e as im(possibilidades) em torno da organização curricular da escola pública. A intenção é descrever alguns elementos das práticas emancipatórias da ETC e o quanto daquela dinâmica se torna imprescindível em todos os espaços pedagógicos, em tempos pós pandêmicos. Buscamos compreender se a relação da instituição escola, no Brasil, com a questão da vulnerabilidade social, acrescida pela cruel realidade exposta pela pandemia do Coronavírus, traz imensos confrontos com posições divergentes. Metodologicamente, recorremos à análise documental e bibliográfica. Assumindo como referência esta experiência da ETC, concluímos que as perspectivas curriculares pressupõem uma educação democrática, em uma visão de mundo que respeite o perfil da pessoa para quem se pensa o currículo. É, pois, uma tarefa imprescindível fazer do conhecimento escolar uma dimensão emancipatória.
Citas
ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
ARROYO, Miguel G.; ABRAMOWICZ, Anete. A reconfiguração da escola: entre a negação e a alimentação de direitos. Campinas–SP: Papirus, 2009.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 2ª edição. Petrópolis–RJ: Vozes, 2011.
CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 49, jan./abr. 2012. Disponível em: <https://x.gd/ozq6c> Acesso em: 20 ago. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICAS (Ibase). Pesquisa da FGV aponta aumento da desigualdade social após a pandemia. 28/03/2023. Disponível em: https://x.gd/BVEHo Acesso em: 10 fev. 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Em 2022, analfabetismo cai, mas continua mais alto entre idosos, pretos e pardos e no Nordeste. Editoria: Estatísticas Sociais. 07/06/2023. Disponível em: https://x.gd/YKfbQ Acesso em: 10 fev. 2024.
JANCZURA, R. Risco ou vulnerabilidade social? Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 11, n. 2, p. 301 - 308, ago./dez. 2012. Disponível em: < https://x.gd/CX6el> Acesso em: 08 jan. 2024.
LEITE, Ligia Costa. A magia dos invencíveis: os meninos de rua na Escola Tia Ciata. Petrópolis: Vozes, 1991.
MADALEN, Regina Garcia. Representações sociais da pedagogia diferenciada da Escola Tia Ciata, por seus colaboradores. Rio de Janeiro, 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estácio de Sá, 2015. Disponível em: < https://x.gd/7RXTe> Acesso em: 20 jan. 2024.
MAKARENKO, Anton. Poemas Pedagógicos. Ed. Horizonte, 1976.
Nóvoa, António. EDUCAÇÃO 2021. Para uma história do futuro. Educação, Sociedade & Culturas, nº 41, 2014, 171-185.
RIBEIRO, Darcy. Palestra no 29ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 1977. Disponível em:< https://x.gd/u2WQ8> Acesso em: 20 jan. 2024.
SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução Alexandre Salvaterra; revisão técnica: Miguel González Arroyo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Portugal: Almedina, 2020.
SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton (org.). Pedagogia Histórico-Crítica e Luta de Classes na Educação Escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Andréa Villela Mafra da Silva, Áurea Cristina Ramos de Novaes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.