UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: DESAFIOS E (IM) POSSIBILIDADES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11531

Palabras clave:

Escola Municipal Tia Ciata., Período Pós Pandêmico. Currículo. Educação Democrática.

Resumen

No Brasil, a experiência da Escola Municipal Tia Ciata (ETC), dos anos de 1980,  que atendia a jovens, considerados analfabetos, vivendo em situação de rua ou nas favelas da cidade do Rio de Janeiro é o ponto de entrada para analisar os desafios e as im(possibilidades) em torno da organização curricular da escola pública. A intenção é descrever alguns elementos das práticas emancipatórias da ETC e o quanto daquela dinâmica se torna imprescindível em todos os espaços pedagógicos, em tempos pós pandêmicos. Buscamos compreender se a relação da instituição escola, no Brasil, com a questão da vulnerabilidade social, acrescida pela cruel realidade exposta pela pandemia do Coronavírus, traz imensos confrontos com posições divergentes. Metodologicamente, recorremos à análise documental e bibliográfica. Assumindo como referência esta experiência da ETC, concluímos que as perspectivas curriculares pressupõem uma educação democrática, em uma visão de mundo que respeite o perfil da pessoa para quem se pensa o currículo. É, pois, uma tarefa imprescindível fazer do conhecimento escolar uma dimensão emancipatória.

Biografía del autor/a

Andréa Villela Mafra da Silva, Universidade Estácio de Sá/PPGE; Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Pedagogia pela UNIRIO, onde também cursou o Mestrado em Educação na linha de Subjetividade, Cultura e História da Educação. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá, na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, onde também atua na Comissão de Egressos e na liderança do Grupo de Investigação em Educação online e aprendizagem em rede (GIEAp/UNESA-CNPq). Conceptora e Líder do Núcleo de Investigação e Pesquisa Luso-Brasileiro em Tecnologia Educativa (NIPTecEdu Luso-Brasileiro), vinculado à Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (Portugal). Dirigente Institucional de Pesquisa da Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC). Coordenadora Institucional de Pesquisa, Extensão e Memória (DESUP/FAETEC). Professora na Graduação em Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Coordenadora Institucional do PIBID (2020-2022); (2022-2024). Conceptora e Líder do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais (FORPROTEC/FAETEC-CNPq). Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo (GEPAC/UNIRIO-CNPq). Áreas de atuação: Avaliação da Aprendizagem, Currículo, Política Educacional, Educação Híbrida, ELearning e Blended Learning, Literacia Digital, Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes. Autora de publicações em livros, capítulos de livros e periódicos qualis.

Áurea Cristina Ramos de Novaes , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2020 / 2024), bolsista pela CAPES, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula - RJ (1989); graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979); especializada em Psicopedagogia - CEPERJ (1991); em Terapia de Família - visão sistêmica - Núcleo Pesquisas (1998) e M.B.A. em Gestão de Recursos Humanos pela UNIFACS - BA (2010). Trabalhou como professora no ensino público municipal de São José dos Campos, SP e como professora e coordenadora de turno no município do Rio de Janeiro, RJ. Atuou como professora na rede privada de ensino no Rio de Janeiro, bem como atuou como psicopedagoga e terapeuta de família em consultório particular no Rio de Janeiro. Desde 2020, tenho orientado estudantes matriculados na Licenciatura em Pedagogia a Distância - LIPEAD, pela Unirio.

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Publicado

2024-05-11

Número

Sección

Artigos