Infância, história e crianças no Brasil: aproximações e tensões
DOI:
https://doi.org/10.18316/1291Keywords:
Infância. Educação infantil. Políticas públicas.Abstract
Este artigo refere-se, inicialmente, à construção do conceito de infância na sociedade e seus desdobramentos na história. A infância é compreendida aqui como princípio da vida humana, o começo de tudo, uma etapa a ser seguida por outras. Parte-se de uma perspectiva de infância que não existiu sempre e da mesma forma, destacando a relação existente entre infância e carência, falta e incompletude, na qual a criança vem ocupando um lugar de subordinação em relação ao adulto. Sinalizam-se, ainda, as diferentes concepções que o termo infância incorpora, ultrapassando o sentido de um período da vida humana, inaugurado no nascimento e prolongado até a puberdade.
Palavras-chave: Childhood. Children. Society.
Abstract
This article refers, initially, to the construction of the concept of children in society and its ramifications in history. Childhood is conceived in this study as the principle of human life, the beginning of everything, a step to be followed by others. It begins from a point of view that childhood has not always existed or been the same, highlighting the relationship between childhood deficiency and incompleteness , in wich the child has been taking a place of subordination towards adults. It also reports to different conceptions of what the term childhood incorporates, exceeding the meaning of a periodof human life, inaugurated at birth and extended until puberty.
Keywords: Childhood. Children. Society.
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