Juventude no campo: problematizando a construção da identidade no contexto da sociedade de consumo
DOI:
https://doi.org/10.18316/1296Keywords:
Juventude. Campo. Educação. Consumo. Identidade.Abstract
Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão acerca dos aspectos históricos, culturais e sociais que circunscrevem o universo da juventude no meio rural brasileiro, relacionando o acesso à educação e à qualificação profissional. A partir de informações oriundas de diferentes instituições, foi possível constatar que os jovens do campo constituem-se como uma significativa e desfavorecida parcela da nossa sociedade. Acreditamos que a responsabilidade de ingressar precocemente no mundo do trabalho para gerar renda para a sobrevivência familiar foi realizada em detrimento do direito à educação, à atividade do brincar, do desenvolvimento cognitivo pleno, da participação de atividades com seus pares e compreensão do mundo. Percebemos a ausência histórica do Estado para promover políticas públicas de educação para essa população que hoje se vê às voltas com os artefatos da indústria cultural, os objetos do consumo e os valores predominantes na nossa sociedade.
Palavras-chave: Juventude. Campo. Educação. Consumo. Identidade
Youth in the countryside:problematizing the construction ofidentity in the context of consumersociety
Abstract
This article aims to propose a reflection on the historical, cultural and social factors that circumscribe the universe of youth in rural Brazil, relating acces to education and vocational qualification.From information from different institutions , it was estabilished that the rural youth constitute it selfelf as a significant and disfavorad portion of our society.We believe that the responsibility of entering too early the working universe so as to generate income for the family survival was carried out at the expense of the right to education, the activity of playing, full cognitive development, participation in activities with their peers and comprehension of the world. We realized the historical absence of the State in promoting public policies of education for this population that has been dealig with the artifacts of the culture industry, the objects of consumption and the values prevalent in our society.
Keywords: Youth. Countryside. Education. Consumption. Identity.
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