Gestão do conhecimento: contribuição ao curso técnico de nível médio de informática
DOI:
https://doi.org/10.18316/1434Keywords:
Gestão do conhecimento. Curso técnico de nível médio. Formação.Abstract
Knowledge management: contribution to the mid-level technical course of informatics
Após o advento das Revoluções Industriais, das máquinas a vapor e elétricas, a revolução de maior impacto para a humanidade foi a da informação, fazendo com que o poder hoje se concentre nas mãos de quem a detenha. Com o emprego da Gestão do Conhecimento, a difusão do saber se consolida dentro das instituições e organizações, por meio da captação, geração, processamento e difusão dos conhecimentos ali identificados, atrelando o sucesso da instituição aos dados que ela acumula. Esse artigo objetiva responder algumas perguntas relativas à aplicação da Gestão do Conhecimento dentro dos cursos técnicos de nível médio, mais especificamente do Curso de Informática. A partir de uma abordagem baseada na observação participante ativa, constatou-se a importância da implementação de Gestão de Conhecimento, agregando qualidade aos resultados apresentados pelo Curso de Informática, na profissionalização dos seus alunos. Identificou-se que é factível o estudo e implantação da Gestão do Conhecimento em cursos técnicos de nível médio, cujo resultado é refletido diretamente na formação das turmas, e que todo o conhecimento produzido é direcionado à qualificação do novo profissional.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Curso Técnico de Nível Médio. Formação.
Abstract
After the advent of the Industrial Revolutions, of the steam and electrical machines , the revolution of greater impact to humanity was the one of information, causing the power today to be concentrated in the hands of those who own it. With the use of Knowledge Management, the dissemination of knowledge is solidified within institutions and organizations through the acquisition, generation, processing and dissemination of knowledge there identified, linking the success of the institution to the knowledge it accumulates. This article aims to answer some questions concerning the application of Knowledge Management within mid-level technical courses, more specificallly the mid-level level Course of Informatics. From an approach based on active participant observation, it was found the importance of implementing Knowledge Management, that adds quality to the results reported by the Course of Informatics in the professionalisationo their students. It was identified that the study and implementation of Knowledge Management in technical courses in high school is feasible, with a result directly reflected in the formation of classes, and that all knowledge produced is directed to the qualification of the new professional.
Keywords: Knowledge management. Technical Course Mid-level. Training.
References
A GUERRA DO FOGO. Direção de Jean-Jacques Annaud. Canadá, França, Estados Unidos CBS Fox Vídeo Abril Vídeo, 1991. 1 filme (100 min) son., color.
ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Ciências ambientais. 2 ed. Rio de Janeiro: Thex, 2008.
ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: ArtMed, 2009 (Coleção pesquisa qualitativa, coordenada por Uwe Flick).
BATISTA, Fábio Ferreira. O desafio da gestão do conhecimento nas áreas de administração e planejamento das instituições federais de ensino superior (IFES)/ Fábio Ferreira Batista. Brasília: IPEA, 2006.
_____. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Rio de Janeiro: IPEA, 2012.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 207.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 24 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. A vida de laboratorio: a producao dos fatos cientificos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multireferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA. 2000.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO. Estrutura e competências. Disponível em: < http://www.planejamento.gov.br/editoria.asp?p=editoria&index=62&ler=s666>. Acesso em 01 fev 2013.
MORIN, Edgar. A inteligência da complexidade. Tradução Nurimar Maria Falci. 3ª ed. São Paulo: Peirópolis, 2000.
OLIVEIRA, Antônio Francisco Maia; BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues. Sociedade da informação, transformação e inclusão social: a questão da produção de conteúdos. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 5, n. 2, p. 115-131, jan./jun. 2008.
PUNTONI, P. As bibliotecas digitais e a sociedade da informação: perspectivas para as bibliotecas digitais no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 80, p. 44-53, dez./fev., 2009.
VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VASCONCELOS, Marcus Aurelius de Oliveira. Difusão do conhecimento em ciências ambientais: perspectivas e desafios na gestão da comunicação. 2013. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.