O cuidado Heideggeriano e a possibilidade de uma dimensão inventiva na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/1537Keywords:
Formação docente. Cuidado. Maneiras de subjetivaçãoAbstract
Este artigo, de inspiração heideggeriana, aborda o ser-professor como forma singular de estar-no-mundo e apresenta reflexões construídas no espaço de um laboratório de aprendência do ser-professor. Esse espaço foi construído com o propósito de compartilhamento de experiências entre estudantes egressos do curso de Pedagogia da UNEB, que vivenciavam a experiência dos primeiros anos de prática profissional após a formação inicial. Tratando-se de um texto de cunho teórico, a intencionalidade da reflexão gira em torno de dois conceitos: formação e cuidado. O conceito de formação é apresentado em sua historicidade e, por sua vez, o de cuidado, tomado de Heidegger, como uma dimensão ontológica do ser. O objetivo foi construir um mosaico interpretativo das variadas maneiras do ser-professor e revelar-se a partir de sua imersão na cotidianidade da profissão, pois o professor vive a função social de ensinar e, sobre ela, produz sentidos. A rede teórica foi construída a partir dos fios da fenomenologia heideggeriana e a ação do professor ao ensinar é tomada em sua dimensão ontológica. O ser do professor como pro-je-tar a si e ao outro no instante da prática de ensino é o ponto de partida para compreender a formação. Conclui-se o artigo explorando as possibilidades do conceito de cuidado para deixar aparecer um fazer docente inventivo.
Palavras-chave: Formação docente. Cuidado. Maneiras de subjetivação.
Heideggerian care and the possibilityof an inventive dimension in teachereducation
Abstract
This article, based on Heidegger, discusses the be-teacher as a unique way of being in the world and presents reflections built whithin a learning laboratory of the be-teacher. It was built as a space for sharing experiences among students graduating from the pedagogy course in UNEB who experienced,the first years of practice after initial training .As a theoretical research ,the intentionality of the discussion considers two concepts: training and care. Training is presented according to its historicity and care is taken from Heidegger, as an ontological dimension of being. The goal was to build amosaic interpretation of the varied ways that being a teacher proves from its immersion in the daily life of this profession.The teacher fullfil the social function of teaching and makes it successful. The theoretical network wasconstructed from Heidegger’s phenomenology and teaching is regardedfrom its ontological dimension. Projecting one self and the other person atthe moment of teaching practice is the starting point for understandingteachers’ formation. We conclude the article exploring the possibilities of the concept of care in order to bring about an inventive teaching practice.
Keywords: Teacher training. Care. Subjectivity Ways.
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