Diversidade na educação: um debate sobre direitos humanos, cultura e linguagem
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3398Keywords:
Diversidade. Educação. Direitos humanos. Cultura. Linguagem.Abstract
Compreendida como construção social, cultural, histórica e política das diferenças, a diversidade realiza-se em meio às relações de poder e ao crescimento das desigualdades que se acentuam em âmbito nacional e internacional. Neste contexto, diferentes alternativas e proposições econômicas, políticas e teóricas têm sido desencadeadas no Brasil na tentativa de apontar caminhos ao trabalho com a diversidade. Quanto à educação escolarizada, a Educação em Direitos Humanos (EDH), campo recente de estudos em educação, é uma dessas alternativas. O presente estudo bibliográfico tem como objetivo, portanto, discutir a diversidade humana sob o prisma da educação em direitos humanos, levando em consideração a relação dialética entre igualdade e diferença, bem como a relação entre diversidade, cultura e linguagem.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.