Interdisciplinaridade e pedagogia mediadora como articuladoras na formação de pesquisadores do desenvolvimento comunitário
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.3719Keywords:
Interdisciplinaridade. Pedagogia mediadora. Pesquisador da Pós-Graduação. Pesquisa participante. Desenvolvimento Comunitário.Abstract
Este artigo apresenta o processo de formação de pesquisadores na disciplina Pesquisa de Investigação Exploratória da Comunidade (PIEC) vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Unicentro, PR). Os desafios deste percurso formador aumentam ainda mais pela caracterização peculiar e dinâmica da interdisciplinaridade. Identifica-se a pedagogia mediadora como principal concepção e prática dos docentes na organização de seu trabalho pedagógico. Descreve-se resumidamente a trajetória da relação ensino-aprendizagem que privilegiou o diálogo, o respeito e a pesquisa participante como pontos essenciais no processo da formação do pesquisador interdisciplinar. Evidencia-se a importância de espaços formadores que privilegiem a relação teoria-prática na produção de novos conhecimentos que surgem da dinâmica entre pesquisadores e comunidades pesquisadas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.