Produção de vídeos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4100Keywords:
Audiovisual. Educação. Vídeo. Produção.Abstract
O artigo apresenta dados relacionados à produção de vídeos educacionais – conteúdo audiovisual com fins educativos. Para caracterização do objeto da pesquisa, são destacados aspectos desta mídia com missão cultural e educativa, abrangendo suas possibilidades. O propósito é que esse trabalho reflita as atividades de desenvolvimento do produto audiovisual, alguns processos de produção, valores contidos nos conteúdos, e as relações possíveis entre o audiovisual e o contexto de ensino e aprendizagem. Destaca-se a necessidade da participação do profissional da educação, junto ao comunicador, para elaboração da proposta de conteúdo, bem como sua abordagem técnico-científica.
Palavras-chave: Audiovisual. Educação. Vídeo. Produção.
The article presents data related to the production of educational videos, audiovisual content for educational purposes. To characterize the research object, aspects of the cultural and educational mission are highlighted, covering its possibilities. The purpose of this work is to reflect the development activities of the audiovisual product, some production processes, values contained in the contents, and the possible relations between the audiovisual and the teaching and learning context. It is important to emphasize the need for the participation of the education professional, together with the communicator, to prepare the content proposal as well as its technical and scientific approach.
Keywords: Audiovisual. Education. Video. Production.
References
ANDAKU, Rafael. O que é uma estratégia multiplataforma. Webinsider, 29 nov. 2009. Seção Curtas. Disponível em: <http://webinsider.com.br/author/rafael_andaku/>. Acesso em: 10 jun. 2016.
BARROS FILHO, Eduardo Armando de. Por uma televisão cultural educativa e pública. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2011.
BOLAÑO, César. Economia política da comunicação e da cultura: breve genealogia do campo e das taxonomias das indústrias culturais. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.
BONASIO, Valter. Televisão manual de produção & direção. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2002.
CARVALHO, Cristiane Mafacioli. Uma reflexão sobre o papel dos canais educativos no Brasil. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/34269897275230435867749488493462158218.pdf>. Acesso em: 1 jul. 2017.
FORT, Monica Cristine. Televisão educativa: a responsabilidade pública e as preferências do espectador. São Paulo: Anablume, 2006.
HARTLEY, John. Os estudos culturais e a urgência por interdisciplinaridade: cedo, e não tarde, vamos precisar de uma ciência da cultura. São Paulo: Matrizes, 2011.
IBGE: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2015. Rio de Janeiro, 2016.
IBOPE. No Brasil, 43% dos internautas assistem à TV enquanto navegam. 2012. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/No-Brasil-43-dos-internautas-assistem-a-TV-enquanto-navegam.aspx>. Acesso em: 10 jul. 2017.
MACHADO, Nilson José. Entrevista educação: os valores e as pessoas. São Paulo: Revista Comunicação & Educação, abr. 2011.
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. São Paulo: Revista Comunicação & Educação, 1995.
MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespeaço. Tradução Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: UNESP, 2003.
PRETTO, Nelson De Lucca; FERREIRA, Simone de Lucena. Educação, inclusão sociodigital e o sistema brasileiro de televisão digital. Brasília: Linhas críticas, v. 13, jan./jun. 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.