Produção de vídeos educacionais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4100

Keywords:

Audiovisual. Educação. Vídeo. Produção.

Abstract

O artigo apresenta dados relacionados à produção de vídeos educacionais – conteúdo audiovisual com fins educativos. Para caracterização do objeto da pesquisa, são destacados aspectos desta mídia com missão cultural e educativa, abrangendo suas possibilidades. O propósito é que esse trabalho reflita as atividades de desenvolvimento do produto audiovisual, alguns processos de produção, valores contidos nos conteúdos, e as relações possíveis entre o audiovisual e o contexto de ensino e aprendizagem. Destaca-se a necessidade da participação do profissional da educação, junto ao comunicador, para elaboração da proposta de conteúdo, bem como sua abordagem técnico-científica.

Palavras-chave: Audiovisual. Educação. Vídeo. Produção.


Educational video production

The article presents data related to the production of educational videos, audiovisual content for educational purposes. To characterize the research object, aspects of the cultural and educational mission are highlighted, covering its possibilities. The purpose of this work is to reflect the development activities of the audiovisual product, some production processes, values contained in the contents, and the possible relations between the audiovisual and the teaching and learning context. It is important to emphasize the need for the participation of the education professional, together with the communicator, to prepare the content proposal as well as its technical and scientific approach.

Keywords: Audiovisual. Education. Video. Production.

Author Biographies

Arielly Kizzy Cunha, Universidade Estadual Paulista, SP.

Doutoranda em Mídia e Tecnologia (FAAC/UNESP-Bauru). Mestre em Televisão Digital (UNESP-Bauru).

José Anderson Santos Cruz, Faculdade Anhanguera de Bauru, SP.

Doutorando em Educação Escolar (UNESP-Araraquara). Mestre em Televisão Digital (UNESP-Bauru). Bolsista CAPES. Professor Tutor em Metodologia da Pesquisa Científica na Pós-Graduação da Faculdade Anhanguera de Bauru.

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista, SP.

Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Adjunto nos Programas de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologias (UNESP-Bauru) e Educação Escolar (UNESP-Araraquara).

References

ANDAKU, Rafael. O que é uma estratégia multiplataforma. Webinsider, 29 nov. 2009. Seção Curtas. Disponível em: <http://webinsider.com.br/author/rafael_andaku/>. Acesso em: 10 jun. 2016.

BARROS FILHO, Eduardo Armando de. Por uma televisão cultural educativa e pública. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2011.

BOLAÑO, César. Economia política da comunicação e da cultura: breve genealogia do campo e das taxonomias das indústrias culturais. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.

BONASIO, Valter. Televisão manual de produção & direção. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2002.

CARVALHO, Cristiane Mafacioli. Uma reflexão sobre o papel dos canais educativos no Brasil. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/34269897275230435867749488493462158218.pdf>. Acesso em: 1 jul. 2017.

FORT, Monica Cristine. Televisão educativa: a responsabilidade pública e as preferências do espectador. São Paulo: Anablume, 2006.

HARTLEY, John. Os estudos culturais e a urgência por interdisciplinaridade: cedo, e não tarde, vamos precisar de uma ciência da cultura. São Paulo: Matrizes, 2011.

IBGE: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2015. Rio de Janeiro, 2016.

IBOPE. No Brasil, 43% dos internautas assistem à TV enquanto navegam. 2012. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/No-Brasil-43-dos-internautas-assistem-a-TV-enquanto-navegam.aspx>. Acesso em: 10 jul. 2017.

MACHADO, Nilson José. Entrevista educação: os valores e as pessoas. São Paulo: Revista Comunicação & Educação, abr. 2011.

MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. São Paulo: Revista Comunicação & Educação, 1995.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespeaço. Tradução Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: UNESP, 2003.

PRETTO, Nelson De Lucca; FERREIRA, Simone de Lucena. Educação, inclusão sociodigital e o sistema brasileiro de televisão digital. Brasília: Linhas críticas, v. 13, jan./jun. 2007.

Published

2018-01-03