A indisciplina escolar na percepção dos profissionais da área da educação
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.5439Keywords:
Indisciplina. Contexto escolar. Profissional. Aluno.Abstract
O conceito de indisciplina pode ser entendido a partir da ideia de negação, rebeldia e resistência às normas estabelecidas pela instituição de ensino. Este trabalho teve por objetivo identificar as principais causas da indisciplina e apontar os possíveis fatores para minimizar este fenômeno no contexto escolar. A pesquisa foi realizada em dois municípios localizados no sudeste paraense, tendo como participantes 17 profissionais. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou-se como método de pesquisa um questionário com perguntas semiestruturadas. Os resultados apontaram que entre as principais causas sinalizadas pelos profissionais a família aparece em ambos os municípios. Para minimizam a indisciplina no contexto escolar, alguns fatores foram identificados: estrutura física da escola, ambiente limpo, vigilância nas salas, ambiente relacional funcional, entre outros. Percebe-se que a indisciplina é um fenômeno corriqueiro e que cada vez mais necessita ser estudado para encontrar possíveis meios de intervenções o serem aplicadas pelo profissional adequado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.