O “racismo à brasileira” no futebol: contextos, desafios e alternativas para mitigar esse preconceito
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9667Keywords:
Futebol. Racismo estrutural. Herança colonial. Decolonialidade.Abstract
Este artigo trata do racismo estrutural – o “racismo à brasileira” – no futebol, partindo do seguinte problema: quais as razões e como essa questão se desenvolve no futebol? Com este trabalho, objetivamos: a) analisar os efeitos – na visão de profissionais de Educação Física (EF) – de práticas e posturas que contribuem para o “racismo à brasileira” – racismo estrutural – no futebol; e b) propor alternativas e apresentar indicadores para uma proposta de ensino do futebol que contribuam para mitigar o “racismo à brasileira” no clube de futebol e no ensino do futebol em EF nas Instituições de Ensino Superior (IES). Quanto à metodologia, participaram da pesquisa dezessete profissionais de EF, utilizamos como instrumentos, a entrevista semiestruturada, o diário de campo, a análise documental, e a observação participante. Para análise dos dados e discussão dos resultados, utilizamos a análise crítica de discurso (ACD) de Van Dijk como uma metodologia na perspectiva decolonial. Constatamos que o racismo estrutural é uma herança colonial e está naturalizado na sociedade brasileira. Para a diminuição desse preconceito, concluímos que as instituições educacionais e os clubes de futebol podem, de forma colaborativa: a) divulgar e condenar publicamente os casos de discriminação; b) desenvolver ações informativas e educacionais que visem erradicar essas ações que tanto mancham nossa sociedade; c) enfatizar a formação humana, incluindo temáticas como formação de jogadores, preconceitos e dificuldades no futebol; e d) promover formação de sujeitos capazes de compreender, intervir e transformar a realidade.Downloads
Published
2022-09-06
Issue
Section
Artigos
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
Â