USO DE BRAINSTORMING COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM

Autores

  • Jani Bolsonello Universidade de Maringá - Unicesumar
  • Maria Tereza Barbosa da Silva Universidade de Maringá - Unicesumar
  • Angela Mara de Barros Lara Universidade de Maringá - Unicesumar
  • Regiane da Silva Macuch Universidade de Maringá - Unicesumar

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10529

Palavras-chave:

Brainstorming, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem

Resumo

Processos de aprendizagem sempre são assuntos recorrentes em todo tipo de organização que tenha o conhecimento como mola propulsora do crescimento institucional. Diante de um cenário organizacional e educacional, há uma busca intensa por estratégias para aprendizagem e por práticas que auxiliem o processo da construção do conhecimento. Nesse sentido, este artigo será abordado o uso da ferramenta Brainstorming com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem no contexto da organização educacional. A metodologia utilizada trata-se de uma é uma investigação bibliográfica acrescida de reflexões desenvolvidas acerca do tema aprendizagem e as possíveis ferramentas para o auxílio dessa experiência no curso de mestrado interdisciplinar em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Os resultados alcançados foi uma reflexão sobre o uso da ferramenta de Brainstorming, que apesar de não ser uma ferramenta tecnológica, porém pode ser considerada uma estratégia analógica de resultados positivos, propiciando uma constatação de que, o uso da ferramenta, no contexto empresarial ou educacional, coloca o sujeito aprendente no centro do processo de maneira mais ativa e participativa. Portanto, este estudo contribui para o processo da construção do conhecimento nas organizações e no contexto educacional, como uma opção de proposta para desenvolvimento da aprendizagem.

Biografia do Autor

Jani Bolsonello, Universidade de Maringá - Unicesumar

Mestranda do Programa de Gestão do Conhecimento nas Organizações - Linha de Pesquisa Educação e Conhecimento pela Unicesumar de Maringá-PR.

Maria Tereza Barbosa da Silva, Universidade de Maringá - Unicesumar

Mestranda do Programa de Gestão do Conhecimento nas Organizações, linha Educação e Conhecimento pela Unicesumar de Maringá-PR.

Angela Mara de Barros Lara, Universidade de Maringá - Unicesumar

Doutora em Educação, Universidade estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

Regiane da Silva Macuch, Universidade de Maringá - Unicesumar

Doutora em Ciências da Educação, Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Artigos