Avaliação da divulgação de questões ambientais em jornais e revistas como forma de educação ambiental

Autores/as

  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, RJ.
  • Rafael Marques Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, RJ
  • Rogério Quaresma Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, RJ

DOI:

https://doi.org/10.18316/1070

Palabras clave:

Meio Ambiente. Divulgação Cientíca. Educação Ambiental.

Resumen

Este estudo investigou questões relacionadas à divulgação de ideias científicas a um público não-especialista, considerando as possíveis interações entre comunicação, educação e meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida a partir do levantamento de textos de divulgação científica sobre meio ambiente nos jornais O Globo e O Dia e nas revistas Scientific American Brasil e Veja. Os resultados obtidos indicam que esses meios de comunicação assumem a temática ambiental como informação relevante para os seus leitores. Além disso, fornecem dados relevantes para a discussão acerca da incorporação dos textos de divulgação científica em práticas de educação ambiental.

Palavras-chave: Juventude. Educação. Consumo. Identidade.

Evaluation of disclosure ofenvironmental issues in newspapersand magazines as a means ofenvironmental education

Abstract

This study investigate issues related to the dissemination of scientific ideas to a non-specialist audience, considering the possible interactions between communication, education and environment. The research was developed from a survey of scientifique  texts about enviroment published  in O Globo  and  O Dia newspaper and in Scientific American Brazil and Veja magazines.The results indicate that these media view environmental issues as relevantinformation for their readers. In addition, provide data relevant to the discussion about the incorporation of the texts of Scientific practices in environmental education.

Keywords: Environment.

Biografía del autor/a

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, RJ.

Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor do Ensino Superior e do Mestrado Acadêmico.

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Publicado

2013-12-10

Número

Sección

Artigos