RELAÇÕES DE PODER EM NARRATIVAS VIRTUAIS PRODUZIDAS POR JOVENS:

ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.10937

Palabras clave:

Fanfictions. Cibercultura. Ciberespaço. Juventude. Relações de poder.

Resumen

Temas relativos ao ciberespaço vêm ganhando mais relevância na contemporaneidade. A juventude aparece como protagonista desse processo impulsionando e produzindo novas manifestações culturais neste universo. Dentre elas, destacam-se as fanfictions, narrativas construídas virtualmente por e para fãs. O estudo teve como objetivo identificar, sob a perspectiva das Epistemologias do Sul, como o colonialismo, o patriarcado e o capitalismo se manifestam nas fanfictions. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa, com leitura e análise de três narrativas publicadas em plataformas online.  Notou-se a presença das três estruturas de poder: destaque ao patriarcado, expresso em cenas de objetificação e violências contra a mulher; o colonialismo, visualizado pela presença de apenas personagens brancos; e o capitalismo, através do protagonismo do estilo de vida das classes sociais dominantes. Os resultados apontam que as produções juvenis têm sido espaços de reprodução de relações de poder dominantes no cenário atual.

Biografía del autor/a

Pamela Cristina Bianchi, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil. E-mail: pamela.bianchi@unifesp.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0140-8708

Gabriela Helena Autiero da Costa, Universidade Federal de São Paulo.

Psicóloga pela Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil.

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Publicado

2023-06-29

Número

Sección

Artigos