TENDÊNCIAS E DESAFIOS DOS ESTUDOS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS FOCADOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11599Palabras clave:
Representações sociais, Educação especial, Inclusão, Revisão BibliograficaResumen
Este estudo analisou as tendências e desafios das produções científicas brasileiras que empregam a Teoria das Representações Sociais (TRS) no estudo da Educação Especial, com uma perspectiva inclusiva. Uma pesquisa descritiva foi conduzida, examinando teses e dissertações na Plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) de 2015 a 2020. Foi realizada uma análise bibliométrica das produções encontradas, e em seguida, o software IRaMuTeq foi utilizado para uma melhor identificação e classificação dos conteúdos dos resumos dos manuscritos. Observou-se uma predominância dos estudos nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, o que destaca a urgência de aprofundar as investigações que integram a TRS e a Educação Especial de forma inclusiva em outras regiões do país, considerando todos os tipos de deficiências e incluindo ambientes não escolares. Além disso, ressalta-se a importância de aprofundar o estudo desses domínios a partir de diferentes abordagens das representações sociais. Este estudo aponta para a urgência de uma análise mais abrangente e aprofundada desses temas, promovendo uma compreensão mais ampla e inclusiva da Educação Especial no contexto brasileiro.
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