TENDÊNCIAS E DESAFIOS DOS ESTUDOS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS FOCADOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11599

Palabras clave:

Representações sociais, Educação especial, Inclusão, Revisão Bibliografica

Resumen

Este estudo analisou as tendências e desafios das produções científicas brasileiras que empregam a Teoria das Representações Sociais (TRS) no estudo da Educação Especial, com uma perspectiva inclusiva. Uma pesquisa descritiva foi conduzida, examinando teses e dissertações na Plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) de 2015 a 2020. Foi realizada uma análise bibliométrica das produções encontradas, e em seguida, o software IRaMuTeq foi utilizado para uma melhor identificação e classificação dos conteúdos dos resumos dos manuscritos. Observou-se uma predominância dos estudos nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, o que destaca a urgência de aprofundar as investigações que integram a TRS e a Educação Especial de forma inclusiva em outras regiões do país, considerando todos os tipos de deficiências e incluindo ambientes não escolares. Além disso, ressalta-se a importância de aprofundar o estudo desses domínios a partir de diferentes abordagens das representações sociais. Este estudo aponta para a urgência de uma análise mais abrangente e aprofundada desses temas, promovendo uma compreensão mais ampla e inclusiva da Educação Especial no contexto brasileiro.

Biografía del autor/a

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM- Morelos). Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) e Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) - ambos certificados pelos CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR), do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).Tem experiência na área de Formação de Professores; Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz

Rosa Janisara Araújo Sales, Universidade Estácio de Sá

Doutoranda em Educação pela a Universideade Estácio de Sá (UNESA). Mestra pela Universidade Estácio de Sá em Ciências da Educação. Especialista pela Faculdade de Educação São Luís com ênfase em EDUCAÇÃO ESPECIAL E PSICOMOTRICIDADE. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é professor - Secretaria Estadual de Educação e Desporto de Roraima. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Inclusiva e educação Especial. 

Luciene Moreira da Silva, Secretaria Estadual de Educação e Desportos de Roraima

Mestre em Educação pela Universidade Estacio de Sá e docente da Secretaria Estadual de Educação e Desportos de Roraima.

Patricia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Orti Monteiro, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências Ambientais. Especialista em: Gestão de Negócios Inovadores (UNINTER), Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Educação (INESP), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (INESP), Gestão Ambiental em Empreendimentos Litorâneos (USP), Turismo e Meio Ambiente (SENAC), e Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Trabalha na Educação Superior e em programas de Pós Graduação Stricto-Sensu. Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Gestão e Negócios e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e em Educação da Universidade de Taubaté, e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em Educação a Distância: Gestão de Programas, Projetos, Materiais Didáticos e Cursos, Regulação e Implantação de Cursos Superiores (CEE e SINAES), Coordenação de polo, Coordenação de Cursos, Docência e Tutoria de cursos superiores. Atua em Gestão de Negócios, desenvolveu Projeto, Implantação e Gestão de Ambientes de Inovação, foi Diretora Executiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços -EPTS, foi Diretora de Empresa Mista de Turismo de Ubatuba e é Gestora de empresa própria. Empreendedora e Mentora da ABMEN-SP, da Salto Aceleradora e da Inova -CPS. Trabalha com assessorias e consultorias nos setores público e privado e em projetos de sociobiodiversidade no terceiro setor. Participa de grupos de pesquisa, entre eles: o GT de Representações Sociais da ANPEPP, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância e o Grupo de Pesquisa Cultura, Educação e Representações Sociais da Universidade Estácio de Sá.Linhas de Pesquisa: Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação; Representações Sociais: Direitos Humanos, Tecnologias e Ciências; Representações Sociais e Práticas Educativas; Educção e Projeto de Vida; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Inovação.Atua nos temas: Interdisciplinaridade; Educação; Educação a Distância; Educação Ambiental; Representações Sociais; Desenvolvimento Sustentável; Turismo Sustentável; Sociobiodiversidade;Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Empreendedorismo; Inovação.

https://www.researchgate.net/profile/Patricia-Monteiro-14

https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BRuser=8Nsrd-wAAAAJ

 

Priscila Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

A profissional possui um doutorado pelo Programa de Educação: Currículo, com especialização em Novas Tecnologias em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Durante sua pesquisa, ela realizou um período de co-tutela (sanduíche) na The Open University. Além disso, possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Ela também é especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, e graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Atualmente, atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Além disso, é professora adjunta na Miami University of Science and Technology (Must), localizada na Flórida, Estados Unidos. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Também é membro do corpo editorial de diversas revistas, incluindo a Revista Cocar (ONLINE), Revista Educação e Cultura Contemporânea, Revista Olhar de Professor e Revista e-Curriculum. Possui experiência em áreas como Educação a Distância, Formação de Professores, Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos contextos de aprendizagem, Políticas Públicas e Comunicação e Educação. Desenvolveu atividades em instituições renomadas, como a Universidade de Brasília, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e a Fundação Oswaldo Cruz.

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Publicado

2024-05-13