PERFIL DE ESTUDANTES DE MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL

UMA ANÁLISE INTERSECTORIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11601

Palabras clave:

Profile, Students, Postgraduate, Accounting, Brazil

Resumen

O presente estudo objetiva identificar o perfil de estudantes de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis no Brasil por meio de uma análise interseccional, que contribui para a compreensão sobre o conjunto de marcadores sociais que cada indivíduo possui. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa documental, de natureza descritiva-exploratória com abordagem mista. Foi analisada a base de dados abertos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) referente ao ano-base 2021, que possui informações mais recentes acerca das características de estudantes de pós-graduação no país. Quanto aos resultados, do total da amostra de 1.829 estudantes com matrícula ativa em 36 programas, foi identificada uma baixa presença e representatividade de estudantes com mais de 50 anos de idade e de estrangeiros, bem como, a inexistência de programas de pós-graduação em Ciências Contábeis na Região Norte do Brasil até dezembro de 2021. Além disso, constatou-se a ausência na base de dados da CAPES de informações relacionadas a gênero, raça, classe e condição, no tocante as Pessoas com Deficiência (PcD) e os tipos de deficiência. Ao final do estudo, foi sugerido aos programas de pós-graduação e a CAPES a inserção desses demais dados sociodemográficos para que estudos e políticas públicas possam ser desenvolvidas pensando na inclusão e permanência de estudantes dissidentes, nos programas de mestrado e doutorado no país.

Biografía del autor/a

Juh Círico, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

PhD in Accounting Sciences from the Federal University of Uberlândia. Researcher at the Center for Research and Extension in Gender, Race and Sexuality at the University of São Paulo.

Akira Aikyo Galvão, Universidade of São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Master's student in Administration at the University of São Paulo.

Marli Auxiliadora da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil

PhD in Education from the Federal University of Uberlândia. Professor of undergraduate, master's and doctorate courses in Accounting Sciences at the Federal University of Uberlândia.

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Publicado

2024-05-13

Número

Sección

Artigos