PERFIL DE ESTUDANTES DE MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL

UMA ANÁLISE INTERSECTORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11601

Palavras-chave:

Profile, Students, Postgraduate, Accounting, Brazil

Resumo

O presente estudo objetiva identificar o perfil de estudantes de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis no Brasil por meio de uma análise interseccional, que contribui para a compreensão sobre o conjunto de marcadores sociais que cada indivíduo possui. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa documental, de natureza descritiva-exploratória com abordagem mista. Foi analisada a base de dados abertos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) referente ao ano-base 2021, que possui informações mais recentes acerca das características de estudantes de pós-graduação no país. Quanto aos resultados, do total da amostra de 1.829 estudantes com matrícula ativa em 36 programas, foi identificada uma baixa presença e representatividade de estudantes com mais de 50 anos de idade e de estrangeiros, bem como, a inexistência de programas de pós-graduação em Ciências Contábeis na Região Norte do Brasil até dezembro de 2021. Além disso, constatou-se a ausência na base de dados da CAPES de informações relacionadas a gênero, raça, classe e condição, no tocante as Pessoas com Deficiência (PcD) e os tipos de deficiência. Ao final do estudo, foi sugerido aos programas de pós-graduação e a CAPES a inserção desses demais dados sociodemográficos para que estudos e políticas públicas possam ser desenvolvidas pensando na inclusão e permanência de estudantes dissidentes, nos programas de mestrado e doutorado no país.

Biografia do Autor

Juh Círico, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

PhD in Accounting Sciences from the Federal University of Uberlândia. Researcher at the Center for Research and Extension in Gender, Race and Sexuality at the University of São Paulo.

Akira Aikyo Galvão, Universidade of São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Master's student in Administration at the University of São Paulo.

Marli Auxiliadora da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil

PhD in Education from the Federal University of Uberlândia. Professor of undergraduate, master's and doctorate courses in Accounting Sciences at the Federal University of Uberlândia.

Referências

AZEVEDO, S. J. S. Territory and sociodemographic analysis: contributions to the definition of social demands using the example of telecommunications and public health in Campinas. New metropolises in São Paulo: population, vulnerability and segregation. Campinas: Nepo/Unicamp, p. 493-513, 2006.

BERGAMINI, Beatriz Sinfronio. Is accounting for women? the influence of gender stereotypes on the career choice of women in Accounting Sciences. 2020. Doctoral Thesis. University of Sao Paulo.

BRAZIL. Ministry of Education. National Education Council. Chamber of Higher Education. CNE/CES Resolution No. 1, of April 3, 2001. Establishes standards for the operation of higher education courses. Official Gazette of the Union, Brasília, DF, 4 April. 2001. Section 1, p. 38. Available at: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf. Accessed on: 13 July. 2023.

CAPES. Master's and Doctorate: what are they? Available at: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a -evaluation-concepts-processes-and-norms/masters-and-doctorates-what-are. Accessed on 11 June. 2023.

CAPES. Open Data. 23 Dec. 2022. Available at: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/transparencia-e-prestacao-de-contas/dados-abertos. Accessed on: 11 June. 2023.

CÍRICO, Juh; TELLES, Rafael Scuizato; GALVÃO, Akira Aikyo. (Trans)forming Lives: A discussion on Diversity in Accounting Organizations. Belém: RFB Editora, 2021. 55. ISBN 978-65-5889-262-5.

CÍRICO, Juh. Accounting. Accounting, Auditing & Accountability Journal, vol. 35, no. 8, p. 1894-1895, 2022. https://doi.org/10.1108/AAAJ-10-2022-173.

CÍRICO, Juh; SILVA, Marli Auxiliadora da. AAAJ Literature and Insights Resist to exist in accounting. Accounting, Auditing & Accountability Journal, vol. 37, n.1, 2024. https://doi.org/10.1108/AAAJ-01-2024-214.

CLOSS, Lisiane; MAHAT, Marian; IMMS, Wesley. Learning environments’ influence on students’ learning experience in an Australian Faculty of Business and Economics. Learning environments research, p. 1-15, 2022.

FEDERAL ACCOUNTING COUNCIL. CFC. Presidents. Available at: https://cfc.org.br/presidencia/presidents/. Accessed on 13 Jul. 2023.

CORTELLA, Mário Sérgio. Diversity: learning to be human. São Paulo: Littera, 2020.

CORTELLA, Mário Sérgio. Being human means being together: for a life without prejudice and diversity. São Paulo: Planeta do Brasil, 2022.

CRENSHAW, Kimberlé. Document for the meeting of experts on gender-related aspects of racial discrimination. Journal of feminist studies, v. 10, p. 171-188, 2002. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011.

GALVÃO, Akira Aikyo. An autistic in postgraduate accounting. Accounting, Auditing & Accountability Journal, vol. 36, no. 7/8, p. 1871-1872, 2023.

GALVÃO, Akira Aikyo; CÍRICO, Juh. Believe, resist, and conquer. Accounting, Auditing & Accountability Journal, vol. 35, no. 8, p. 1898-1899, 2022. https://doi.org/10.1108/AAAJ-10-2022-175.

GHIO, Alessandro; MCGUIGAN, Nicholas; POWELL, Lisa. The queering accounting manifesto. Critical Perspectives on Accounting, vol. 90, p. 102395, 2023. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2021.102395.

GUIMARÃES, José Ribeiro Soares. The importance of using sociodemographic information in the planning process. 57th SBPC Annual Meeting, 2005.

RUMENS, Nick. Towards queering the business school: A research agenda for advancing lesbian, gay, bisexual and trans perspectives and issues. Gender, Work & Organization, v. 23, n. 1, p. 36-51, 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Beyond abyssal thinking: from global lines to an ecology of knowledge. New CEBRAP studies [online]. 2007, n. 79, p. 71-94. Available at: https://doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004.

SANTOS, Márcia Juliana da Cunha et al. Academic performance and sociodemographic, behavioral, psychological and teacher training characteristics: analysis of Portuguese business students. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 31, no. 12, 2020.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Quantitative-qualitative approach: overcoming the quantitative-qualitative dichotomy in education research. Education and Philosophy, v. 31, no. 61, p. 21-44, 2017. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44.

Downloads

Publicado

2024-05-13

Edição

Seção

Artigos